AS-PTA

Transgénicos

Não é de hoje que organizações indianas de agricultores e de assessoria denunciam o desastre das lavouras de algodão Bt (tóxico a insetos) no país. São inúmeros os relatos de problemas, que vão desde o não controle das lagartas que atacam a planta, até baixa performance produtiva e má formação das maçãs (frutos onde se forma a fibra).

Monsanto admite inseto resistente pelo uso de algodão Bt

Por AS-PTA
Transgénicos

Já é antiga a polêmica em torno da segurança do hormônio transgênico de crescimento bovino (rbBGH ou rbST, nas siglas mais usadas em inglês), injetado em vacas para aumentar a produção de leite. O produto foi desenvolvido pela Monsanto e é proibido na maioria dos países, mas livremente utilizado nos EUA e no Brasil, sem que o leite e os derivados informem isto nos rótulos.

A verdade científica da indústria dos transgênicos

Por AS-PTA

Em cerimônia realizada em Brasília na última quarta-feira (4/11), foi anunciado o repasse de R$ 8,3 milhões da Monsanto à Embrapa, a título de royalties oriundos do compartilhamento dos direitos de propriedade intelectual sobre a comercialização de variedades de soja da Embrapa com a tecnologia transgênica Roundup Ready (da Monsanto) na safra 2008/2009

Brasil: Monsanto financia pesquisas da Embrapa

Por AS-PTA
Agrotóxicos

Há títulos que não se comemoram. O de maior consumidor mundial de agrotóxicos, assumido em 2008 pelo Brasil, certamente é um desses. Diante desse alarmante quadro, há atores do agronegócio que querem fazer crer que tamanho derramamento de veneno é na verdade condição de país “líder em defesa vegetal”, ou ainda, reflexo do “uso intensivo de tecnologia”. S

Brasil: Ministério Público e sociedade civil lançam Fórum de Combate aos Agrotóxicos

Por AS-PTA

"O USDA (Departamento de Agricultura do Governo Americano), o FDA (órgão do governo americano que regulamenta alimentos e medicamentos) e o EPA (Agência de Proteção Ambiental do governo americano) anunciaram esta semana que uma variedade experimental de algodão geneticamente modificada pela Monsanto entrou no sistema alimentar dos EUA acidentalmente"

Algodão transgênico experimental contamina sistema alimentar nos EUA

Por AS-PTA

O presidente eleito dos EUA, Barack Obama, prometeu que os alimentos transgênicos passariam a ser rotulados no país. "Pesquisas indicam que 9 a cada 10 americanos querem a rotulagem, e um levantamento feito pela CBS/New York Times indicou que 53% dos americanos evitariam marcas cujos produtos estivessem rotulados como transgênicos"

Obama prometeu: americanos cobram a rotulagem de transgênicos

Por AS-PTA

Um dos argumentos mais comumente utilizados em defesa da segurança dos alimentos transgênicos é o de que a insulina utilizada no tratamento dos diabéticos há muitos anos é transgênica e não apresenta riscos. O mesmo dizem das vacinas que aplicamos em nossos bebês ressaltando que em nenhum momento somos alertados sobre o fato de estes produtos terem sido fabricados através da modificação genética.

Estudo aponta que uso de insulina transgênica gera distúrbios físicos e doenças

Por AS-PTA

A crise dos alimentos está tão presente no noticiário como nas estratégias das multinacionais de biotecnologia. Mesmo contra todas as evidências mostrando que os transgênicos não são necessários para garantir a alimentação humana, as empresas vêm usando a alta do preço dos alimentos para renovar suas promessas e campanhas de propaganda.

Empresas de biotecnologia aproveitam a crise mundial de alimentos para renovar promessas e campanhas de publicidade

Por AS-PTA