Amazônia.org.br

9ftrm1

A dirigente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Mirando do Norte, Francisca das Chagas Silva foi encontrada morta neste domingo (5) na cidade de Miranda do Norte, no Maranhão.

Brasil: Liderança rural Francisca das Chagas é assassinada no Maranhão

Dados divulgados hoje (31) pelo INPE apontam que no mês de setembro a Amazônia perdeu 253,8 km² de floresta. Os dados são coletados pelo sistema de detecção do desmatamento em tempo real (Deter)

Brasil: Amazônia perdeu 253,8 km2 de floresta em setembro de 2011

desmatamento_imazon

O Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) detectou 240 quilômetros quadrados (km2) de desmatamento na Amazônia em agosto de 2011. Os dados foram divulgados hoje pelo Instituto do Homem e do Meio Ambiente Amazônia (Imazon)

Brasil: desmatamento na Amazônia em agosto aumentou 15% em relação ao ano passado

Estudo realizado pela Repórter Brasil, levantou os impactos socioambientais da produção de soja e as conexões entre os novos desmatamentos e a expectativa de anistia dos produtores com as alterações no texto do Código Florestal

Brasil: expectativa de anistia incentiva aumento de desmatamento na produção de soja

Agronegocio

O desmatamento e a degradação na floresta amazônica aumentou, de acordo com o Boletim Transparência Florestal, divulgado hoje pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon).

Brasil: desmatamento volta a subir, diz Imazon

Edilberto Sena, padre, membro da Frente em Defesa da Amazônia, de Santarém, em nome da articulação Tapajós Vivo, contesta a reportagem em artigo que publicamos a seguir

Brasil, Tapajós: ''inundados 9.500 hectares de floresta do Parque Nacional da Amazônia"

Além da construção das usinas do rio Madeira, em Rondônia, e de começar o processo de implementação da usina de Belo Monte, no Pará, o governo mira mais dois mega-projetos na Amazônia, as usinas dos rios Teles Pires (MT) e Tapajós (PA)

Brasil: a construção das usinas no Tapajós e no Teles Pires selará a destruição da Amazônia, diz pesquisadora

Tierra, territorio y bienes comunes

Em 2010, o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) completa 20 anos de atuação no Pará. Região marcada por violentos conflitos agrários no País, o estado tem recebido novos investimentos, que acentuam o debate sobre o modelo de desenvolvimento da região amazônica.

Brasil: os 20 anos do MST no Pará