Boletim Por um Brasil Livre de Transgênicos

Transgénicos

Está agendada para o próximo dia 19 manobra da CTNBio (Comissão Técnica Nacional de Biossegurança) para conseguir aprovar a liberação do arroz transgênico da Bayer.

Brasil: CTNBio manobra para desconsiderar audiência pública e liberar o arroz transgênico

Transgénicos

Após ampla repercussão na imprensa e entre os diversos órgãos da administração pública contra a intenção expressa pelo novo presidente da CTNBio Edílson Paiva (dando continuidade à proposta de seu antecessor Walter Colli) de flexibilizar as normas de monitoramento pós-liberação comercial de OGMs contidas na Instrução Normativa número 5 (RN-5), a ala majoritária pró-transgênicos da Comissão resolveu mudar o tom.

Brasil: CTNBio muda de estratégia e baixa o tom na tentativa de afrouxar as regras de monitoramento de OGMs pós comercialização

Biodiversidad

"A partir deste mês, até a realização da COP 10, na Alemanha, a ONG de direitos humanos Terra de Direitos produzirá informativos bimestrais, comentando os resultados das reuniões."

Terra de Direitos lança boletim sobre a Convenção de Biodiversidade

Derechos de propiedad intelectual

Na semana que passou, a Comissão de Meio Ambiente da Câmara aprovou, por unanimidade, o Projeto de Lei 4.961/2005, que tem como objetivo permitir o patenteamento de substâncias e materiais biológicos (moléculas, genes, proteínas etc.) “obtidos, extraídos ou isolados da natureza”.

Brasil: Câmara pode abrir caminho para patenteamento da biodiversidade

Agrotóxicos

O jornal Folha do Estado, do Mato Grosso, publicou no dia 10 de setembro uma matéria sobre os prejuízos que a buva ( Conyza canadensis), uma espécie de planta invasora (mato), vem trazendo aos sojicultores.

A culpa é da buva

Crisis climática

O fato de que a matriz energética mundial precisa ser reorientada de modo a conter o avanço das mudanças climáticas e a degradação do planeta já é amplamente aceito pela comunidade internacional.

"As respostas às crises dos alimentos, do clima, energética e financeira não serão dadas pela via do mercado"

Transgénicos

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (17/06) pedido para realização de Audiência Pública para debater os temas da “rotulagem, atuação da CTNBio e liberação de sementes transgênicas”.

Brasil: Comissão de Meio Ambiente da Câmara fará audiência pública sobre transgênicos

Transgénicos

Uma matéria publicada no jornal Gazeta Mercantil em 18 de maio informa que a Dow AgroSciences, subsidiária da americana Dow Chemical, vai entrar no mercado brasileiro de sementes de soja transgênica com uma nova variedade tolerante à aplicação de herbicidas. O pedido para testes de campo já foi encaminhado à Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio).

Brasil: subsidiária da americana Dow Chemical vai entrar no mercado nova variedade de soja transgênica