Brasil de Fato

Bem Viver no ar: um programa para quem gosta de alimentação saudável

O Bem Viver é um programa sobre alimentação saudável, agroecologia, cultura, meio ambiente e muito mais. 

Bem Viver no ar: um programa para quem gosta de alimentação saudável

Ações de solidariedade no Paraná vão até a véspera do Natal - Vanderlei Gonçalves e Ivete Sartori

21/12/2020 - Mais um final de semana de solidariedade protagonizada por famílias do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) no Paraná, com diferentes ações de doação de alimentos produzidos pela Reforma Agrária.

Famílias do MST doam mais de 20 toneladas de alimentos a comunidades do Paraná

Programa Bem Viver destaca iniciativa que facilita o acesso a comida de verdade

A edição desta terça-feira (29) do Bem Viver traz uma dica que ajuda a unir produtores da agricultura familiar e pessoas interessadas em uma alimentação mais saudável. O aplicativo Quintal, desenvolvido no estado de Santa Catarina, usa a localização do telefone de celular dos consumidores para indicar agricultores próximos.

Programa Bem Viver destaca iniciativa que facilita o acesso a comida de verdade

Plantação de soja no Mato Grosso; no país, 2 mil latifúndios ocupam área maior que 4 milhões de propriedades rurais - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Uma área equivalente a duas vezes a região Sudeste do Brasil, ou 2,12 milhões de quilômetros quadrados, ficará disponível para a compra por estrangeiros, caso vingue o Projeto de Lei (PL) 2.963/2019, que facilita o acesso de estrangeiros a terras brasileiras, aprovado pelo Senado na última terça-feira (15)  A proposta, que segue para votação na Câmara dos Deputados, autoriza a compra, por pessoas físicas ou jurídicas estrangeiras, de até 25% da área de municípios brasileiros.

Senado aprova PL que facilita compra de terras por estrangeiros; entenda os riscos

Polícia reprime protestos no estado de Haryana - Newsclick

Agricultores indianos resistem desde junho contra uma série de mudanças legais que sacrificam pequenos produtores e camponeses e ameaçam a soberania alimentar em nome de benefícios a grande empresas do agronegócio.

Crise na Índia: após maior greve da história, camponeses mantêm protestos contra Modi

 Foto: Natália Seccon/Idaf-ES

O Conselho Federal suíço proibiu, nessa terça-feira (14), a exportação de cinco pesticidas já vetados no país devido aos riscos que oferecem.

Governo da Suíça proíbe exportação de cinco agrotóxicos já vetados neste país europeu

Após ter lavoura destruída, MST inaugura Centro de Produção Agroecológica no local

Um dia após terem suas lavouras destruídas por um grupo de homens armados, as famílias sem-terra do acampamento Valdair Roque inauguraram, na tarde desse sábado (04), no local, o Centro de Produção Agroecológica Pinheiro Machado. Além das 50 famílias da comunidade, localizada no município de Quinta do Sol, no Paraná, também estiveram no local moradores da cidade, religiosos, entidades e outros movimentos sociais, em solidariedade aos agricultores.

Após ter lavoura destruída, MST inaugura Centro de Produção Agroecológica no local

Experiências nordestinas preservam o cuscuz crioulo

O cuscuz é um dos temas presentes na obra clássica Geografia da Fome. O livro foi escrito na década de 1940, época em que o geógrafo Josué de Castro identificou que sertanejos e sertanejas preferiam bater o milho do cuscuz em suas próprias residências. Sebastião Ferreira Sobrinho, por exemplo, nasceu em Ibimirim (PE), no sertão pernambucano, e guarda uma memória afetiva do típico prato, que era feito no Sítio Mulungu naquela época.

Experiências nordestinas preservam o cuscuz crioulo