Brasil de Fato

Geopolítica y militarismo

Ideia faz parte de propostas do agronegócio caso o vice-presidente assuma governo.

Brasil: Ruralistas propõe a Temer uso do Exército em casos de conflito agrário

983731-fotos-do-acidente-na-mineradora-herculano-em-itabirito-bombeiros-13_2

Desde octubre hasta hoy no cambió mucha cosa, ni en el medio ambiente, si en la vida de las personas afectadas; nadie de la empresa fue condenado.

Brasil: El desastre causado por la minera Samarco en Minas Gerais completa cinco meses de impunidad

casa

O documento, assinado por 21 organizações, pede que a reconstrução de Bento Rodrigues seja feita com participação popular, financiamento das empresas responsáveis e gestão do Estado.

Brasil: Entidades lançam manifesto em solidariedade às vítimas da tragédia de Mariana

Tierra, territorio y bienes comunes

A Comissão Pastoral da Terra (CPT) lançou nesta terça-feira (5) um balanço da questão agrária no Brasil em 2015. Em relatório, pastoral aponta que 2015 foi ano de muitos retrocessos, e que só com organização e mobilizações esse cenário irá se reverter.

Brasil - CPT: desafio para povos do campo em 2016 será enorme

IMG_5608

O Brasil de Fato está lançando uma página especial sobre o maior desastre socioambiental ocorrido no país. Esse novo projeto agrega matérias sobre os impactos da ruptura da barragem da Samarco/Vale em Mariana (MG).

Brasil: Lançamento página especial sobre Mariana - Brasil de Fato

b2

El mayor desastre ambiental de la historia de Brasil cumple hoy 22 días. La rotura de dos diques de contención de la minera Samarco en el municipio de Mariana (Minas Gerais), liberó en el poblado de Bento Rodrigues 62 millones de metros cúbicos de barro tóxico, lo que equivale a 62 billones de litros.

Brasil: Una tragedia histórica, Minas Gerais a 20 días del derrame minero

Minería

O rompimento de duas barragens no distrito de Bento Rodrigues, em Mariana, na Região Central de Minas Gerais, na quinta-feira passada (5), deixou dezenas de pessoas feridas e desabrigadas. Há quatro mortes confirmadas pelas autoridades.

Tragédia em Minas Gerais: as consequências da mineração

MSTRS

Ações ocorreram em Santana do Livramento e São Lourenço do Sul. Movimento cobra desapropriações dos terrenos. “A nossa luta é de resistência e, como a área é improdutiva, vamos permanecer aqui e iniciar logo a produção de alimentos”.

Sem Terra ocupam duas áreas no Rio Grande do Sul