CIMI

Pueblos indígenas

No segundo dia do Encontro de Comunicadores da Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM), que acontece em Brasília de 06 a 11 de junho, Dom Leonardo Steiner, Secretário Geral da Conferência dos Bispos do Brasil (CNBB), criticou a ações que “não pensam no futuro, mas no dinheiro”. “Nosso Deus não é o deus do agrotóxico”, ressaltou ao lembrar de suas experiências de pastor em São Félix do Araguaia, no estado do Mato Grosso.

Brasil: “Nosso Deus não é o deus do agrotóxico”, afirma dom Leonardo Steiner em encontro da Repam

Por CIMI
mapa puerto esperanza

"O Conselho Indigenista Missionário vem a público manifestar grande preocupação e posicionar-se em defesa da vida dos povos indígenas em isolamento voluntário que habitam a região transfronteiriça Brasil (Acre) - Peru (Madre de Dios), ameaçados com o projeto de construção de uma estrada peruana ligando Puerto Esperanza a Iñapara, cujo trajeto atravessa seu território."

Posicionamento em defesa da vida dos povos indígenas isolados e contra a construção da estrada Puerto Esperanza - Iñapari, na Amazônia - fronteira do Peru com o Brasil

Por CIMI
Tierra, territorio y bienes comunes

"O Cimi está convencido da existência de acordos prévios entre os ruralistas da Câmara dos Deputados e os ruralistas do Governo Temer para a implementação de iniciativas que inviabilizem as demarcações e a proteção das terras indígenas, em benefício dos próprios ruralistas e dos poderosos interesses econômicos que defendem".

Brasil: Nota Pública do Cimi sobre a Aprovação do Relatório da CPI da Funai/Incra

Por CIMI
Tierra, territorio y bienes comunes

"O ataque de Serraglio contra o direito dos povos originários às suas terras tradicionais está umbilicalmente conectado com as intenções e iniciativas ruralistas e do governo Temer em promover ampla e irrestrita mercantilização e concentração privada da terra", destaca nota pública do Conselho Indigenista Missionário - Cimi.

Brasil: Cimi lamenta e repudia o grave ataque de ministro da Justiça contra os povos indígenas

Por CIMI
Tierra, territorio y bienes comunes

Chega a cinco o número de reintegrações de posse envolvendo três áreas tradicionais Guarani e Kaiowá determinadas pela 2ª Vara da Justiça Federal de Dourados (MS), no final de dezembro. O caso mais urgente, em que a Polícia Federal pode fazer a retirada da comunidade a qualquer momento, é o tekoha - lugar onde se é - Yvu Vera.

Brasil: Com despejos iminentes, indígenas Guarani Kaiowá afirmam que resistirão nas terras tradicionais

Por CIMI
Nós temos que lutar, para defender a água, a vida e o nosso território

A Campanha Nacional em Defesa do Cerrado, que tem como tema “Cerrado, Berço das Águas: Sem Cerrado, Sem Água, Sem Vida”, foi lançada durante coletiva de imprensa, nesta terça-feira (27), na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília.

Brasil: “Nós temos que lutar, para defender a água, a vida e o nosso território”

Por CIMI
Pueblos indígenas

No entender do Cimi, esses levantamentos das violações aos direitos indígenas têm um único sentido: servir como instrumento de denúncia para que medidas sejam tomadas e, com isso, as violências, que são práticas contínuas, venham a ser combatidas, diminuídas, e que se consiga chegar a uma realidade justa, na qual sejam respeitados os direitos humanos.

Relatório "Violência contra os povos indígenas no Brasil" - DADOS DE 2015

Por CIMI
25116

O relatório Violência Contra os Povos Indígenas no Brasil - Dados de 2015, publicado pelo Conselho Indigenista Missionário (Cimi), evidencia a permanência do quadro de omissão dos poderes públicos em relação aos direitos dos povos indígenas.

Violência contra povos indígenas no Brasil permanece acentuada: Cimi lança relatório com 'Dados 2015'

Por CIMI