CIMI

Pueblos indígenas

Em nota divulgada nesta segunda-feira (22), o Conselho Indigenista Missionário (Cimi) repudia o ataque ruralista contra os direitos consignados na Constituição Brasileira aos povos indígenas, aos quilombolas e aos campesinos. E afirma que, “a CPI da Funai/Incra não ofereceu qualquer tipo de benefício à sociedade brasileira, mas serviu perfeitamente aos interesses dos ruralistas”.

Cimi denuncia que CPI beneficiou ataque ruralista contra direitos dos povos dos campos

Por CIMI
Tierra, territorio y bienes comunes

"Frente a isso tudo, os povos originários e as organizações aliadas certamente manterão a resistência, a luta e a esperança na defesa dos reais interesses da sociedade e do Estado brasileiro".

Ruralistas entreguistas: A desnacionalização do território brasileiro

Por CIMI
Pueblos indígenas

Em diversas embaixadas, eles entregaram um documento denunciando os ataques de ruralistas contra seus direitos e solicitando aos estrangeiros que suspendam as importações de commodities brasileiras.

Indígenas pedem que países suspendam importação de commodities brasileiras

Por CIMI
Criminalización de la protesta social / Derechos humanos

"Desde agosto de 2015, quando foi assassinado o líder Simeão Vilhalva, no tekohá Nhenderú Marangatu, foram registrados mais de 25 ataques paramilitares contra comunidades do povo Guarani-Kaiowá no estado".

Brasil: Massacre de Caarapó e o assassinato do Guarani e Kaiowá Clodieldo de Souza

Por CIMI
1

"Não somos nada sem a terra e o agronegócio quer nos eliminar e acabar com nossas florestas e nossos rios (...) Somos povos desta terra e dela não podemos sair".

Povos indígenas do Brasil: situação cada vez pior!

Por CIMI
Agrotóxicos

"Observando o local com atenção, identificaram que o produtor rural vem lançando semanalmente quantidades excessivas de agrotóxicos sobre a soja, a menos de 5 (cinco) metros do acampamento indígena".

Brasil: Comunidade Guarani Mbya, de Capivari - RS, denuncia que água de córrego por eles utilizado foi envenenada com agrotóxico!

Por CIMI
cimi

“Nós chegamos e vimos as casas sendo queimadas, pessoas correndo, gritando. A gente tá ligando desesperadamente pras autoridades. A gente tem medo de sair daqui e a coisa piorar. Eles vão atacar”, conta servidor da Funai.

Brasil: Aldeia Kaiowá foi carbonizada, conflito é iminente e polícia ainda não foi à área, afirma Funai

Por CIMI
Criminalización de la protesta social / Derechos humanos

Homens armados passaram a atacar diariamente um acampamento Guarani e Kaiowá localizado no interior do tekoha – lugar onde se é – Kurusu Ambá, entre os municípios de Coronel Sapucaia e Amambai, no Mato Grosso do Sul.

Brasil: Pistoleiros paraguaios atacam a tiros acampamento de Kurusu Ambá e procuram liderança do povo

Por CIMI