bienvenidas y bienvenidos a

Biodiversidad en América Latina y El Caribe

Campanha Por um Brasil livre de transgênicos

166 Resultado(s)
Autor Campanha Por um Brasil livre de transgênicos Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 28 enero 2010 13:40
Brasil: em defensa do III Programa Nacional de Direitos Humanos

O III Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH 3), lançado pelo Governo Federal em 21/12/2009, tem sido fortemente atacado por setores conservadores da sociedade. Seu processo de elaboração envolveu grande participação popular, consultas públicas e conferências municipais, estaduais e nacional, com a presença de 14.000 representantes do poder público e da sociedade civil.

Autor Campanha Por um Brasil livre de transgênicos Idioma Portugués Pais América del Norte Publicado 18 agosto 2009 11:49
Vão caindo por terra as promessas em relação aos transgênicos

Uma a uma, vão caindo por terra as promessas em relação aos transgênicos. Estudo detalhado dos 13 anos de uso comercial das sementes modificadas nos Estados Unidos permitiu a conclusão de que os transgênicos fizeram pouco para aumentar a produtividade das culturas.

Autor Campanha Por um Brasil livre de transgênicos Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 23 marzo 2009 11:26
Não há espaço no Brasil para a semente da empresa Bayer

A audiência pública sobre o arroz transgênico realizada esta semana em Brasília deixou claro que não há espaço no Brasil para a semente da empresa Bayer. Embrapa, Farsul, Irga e Federarroz se posicionaram oficialmente contrárias à liberação da variedade modificada para tolerar aplicações do herbicida glufosinato de amônio, também da Bayer.

Autor Campanha Por um Brasil livre de transgênicos Idioma Portugués Publicado 22 diciembre 2008 15:08
Brasil: transgênicos plantados e consumidos em diversos países colocam riscos para as populações

Além dos riscos já levantados sobre a saúde humana e animal e outros problemas ambientais também já conhecidos, como a contaminação de variedades crioulas e nativas de algodão...

Autor Campanha Por um Brasil livre de transgênicos Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 8 diciembre 2008 15:44
“O Mundo Segundo a Monsanto” chega ao Brasil

Chega amanhã ao Brasil a francesa Marie-Monique Robin, autora do livro e do filme intitulados “O Mundo Segundo a Monsanto”. O livro é um best seller na França (vendeu mais de 80 mil exemplares), já teve direitos de publicação vendidos para 10 idiomas e será lançado em dezenas de países.

Autor Campanha Por um Brasil livre de transgênicos Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 5 mayo 2008 12:19
Gramas transgênicas da Scotts Grass: ausência de estudos sobre o potencial impacto ambiental dos experimentos

Divulgamos em dezembro de 2007 (Boletim 371) que a empresa Scotts Grass fora condenada a pagar multa de 500 mil dólares por ter descumprido as regras americanas sobre condução de experimento a campo com plantas transgênicas. A empresa testava uma grama usada em campos de golfe que fora modificada em parceria com a Monsanto para ser resistente a herbicidas à base de glifosato. A decisão abarcava os experimentos com bentgrass (Agrostis spp.) em Oregon e outros 20 estados.

Autor Campanha Por um Brasil livre de transgênicos Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 16 abril 2008 12:03
Brasil: fraude cientifica a serviço da Syngenta e seu milho

O grupo Cymru Livre de Transgênicos (Cymru é como se chama o País de Gales em galês) divulgou recentemente um comunicado à imprensa revelando as falhas contidas em um estudo italiano em que ovelhas foram alimentadas com o milho transgênico Bt176 da Syngenta, visando avaliar a segurança do produto para o consumo -- um verdadeiro caso de fraude científica.

Autor Campanha Por um Brasil livre de transgênicos Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 5 marzo 2008 19:52
Outro milho transgênico não aprovado contamina cadeia alimentar americana

Pequenas quantidades de uma variedade transgênica de milho produzida pela Dow Agrosciences conhecida como “Evento 32”, ainda não aprovada pelas autoridades americanas, foram encontrados em três de suas variedades transgênicas comerciais de milho que foram vendidas aos agricultores nos últimos dois anos.

Autor Campanha Por um Brasil livre de transgênicos Idioma Portugués Pais Internacional Publicado 5 marzo 2008 19:48
39 novos casos de contaminação transgênica em 23 países

O relatório Registros de Contaminação Transgênica 2007 detalha 39 novos casos de contaminação de plantações ocorridos em 23 países no ano passado -- um aumento de mais de 50% em relação a 2006. A maior parte deles envolve cultivos de arroz e milho, mas também inclui soja, algodão, canola, mamão papaia e peixes.

Autor Campanha Por um Brasil livre de transgênicos Idioma Portugués Pais Internacional Publicado 5 marzo 2008 19:42
Organizações: “Nem todos estão comemorando Svalbard”

Após meses de muita publicidade e com o apoio aparentemente unânime da comunidade científica, foi inaugurado em 26 de fevereiro o “Cofre Global de Sementes”, no arquipélago de Svalbard, na Noruega. Embora a imprensa em geral esteja exaltando a iniciativa, algumas organizações internacionais que promovem o manejo sustentável da biodiversidade e o controle dos agricultores sobre os recursos genéticos levantam sérias preocupações a este respeito.

Autor Campanha Por um Brasil livre de transgênicos Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 7 enero 2008 14:17
Brasil: a crescente disputa sobre recursos genéticos é campo

Para os setores da tecno-ciência e do complexo genético-industrial, os conhecimentos tradicionais têm valor enquanto fornecedores de atalhos para a descoberta de moléculas e genes de interesse comercial em meio à mega biodiversidade brasileira. Já para as organizações da sociedade civil, do movimento popular e de setores da academia, a prática vem mostrando que é justamente na valorização desses conhecimentos e de seus geradores que está a chave para o aumento da renda e da segurança alimentar dessas comunidades e a promoção de padrões de maior sustentabilidade na produção agrícola, animal e florestal e no manejo dos recursos naturais

Autor Campanha Por um Brasil livre de transgênicos Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 30 noviembre 2007 16:50
Brasil: a CTNBio para o ano que vem

"Hoje a Comissão tem pesquisadores diretamente ligados ao desenvolvimento de transgênicos, muitas vezes em parceria com multinacionais, no lugar de especialistas em avaliação de risco dos transgênicos. Assim, vê-se lá um que é ligado às empresas de eucalipto e celulose, outra da soja, outro do milho e outro do algodão. Cada um de olho no seu quinhão. Tem também aquele que presta serviços para a Monsanto e outro que é proprietário de uma empresa de biotecnologia"

Autor Campanha Por um Brasil livre de transgênicos Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 11 octubre 2007 16:33
Brasil: agroecólogos contra o milho transgênico. Moções do V Congresso Brasileiro de Agroecologia

V Congresso Brasileiro de Agroecologia, organizado pela Associação Brasileira de Agroecologia, aprova moções de repúdio à CTNBio e contra a liberação do milho transgênico: "Ao contrário da visão que predomina na CTNBio e em boa parte do Governo Federal, o advento da transgenia não diz respeito apenas a uma questão de mercado, mas principalmente de saúde pública, de equilíbrio ambiental, de direito de agricultores e consumidores e de modelo tecnológico"

Autor Campanha Por um Brasil livre de transgênicos Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 10 septiembre 2007 16:06
Brasil: Comissão de Meio Ambiente da Câmara dos Deputados vota proposta de liberação das sementes estéreis ou Terminator

Será votada nesta quarta-feira na Comissão de Meio Ambiente da Câmara dos Deputados uma proposta de liberação das sementes estéreis, também conhecidas como terminator ou suicidas. A lei de biossegurança proíbe “a utilização, a comercialização, o registro, o patenteamento e o licenciamento de tecnologias genéticas de restrição de uso” [GURTs]. A proposta de emendar a lei para permitir o uso das sementes estéreis partiu da então deputada federal Kátia Abreu (DEM - Tocantins), mas foi arquivada com sua eleição para o Senado. Eduardo Sciarra, deputado pelo DEM - Paraná, reapresentou a proposta na Câmara

Autor Campanha Por um Brasil livre de transgênicos Idioma Portugués Pais Europa Publicado 3 septiembre 2007 16:40
Portugal: em ato de desobediência civil Movimento Verde Eufémia destrói parte de uma plantação de milho transgênico

O Movimento Verde Eufémia realizou na semana passada um ato de desobediência civil em Algarve, sul de Portugal, destruindo parte de uma plantação de milho transgênico. Algarve foi a primeira região portuguesa a ser declarada livre de transgênicos, em 2004, pela Junta Metropolitana do Algarve. A ação foi liderada por pequenos agricultores, ecologistas e cidadãos “preocupados em restabelecer a ordem democrática, moral e ecológica e defender os direitos e bem-estar das comunidades de trabalhadores”

| 1999-2017 Biodiversidad