Campanha Por um Brasil livre de transgênicos

Transgénicos

O III Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH 3), lançado pelo Governo Federal em 21/12/2009, tem sido fortemente atacado por setores conservadores da sociedade. Seu processo de elaboração envolveu grande participação popular, consultas públicas e conferências municipais, estaduais e nacional, com a presença de 14.000 representantes do poder público e da sociedade civil.

Brasil: em defensa do III Programa Nacional de Direitos Humanos

Transgénicos

Uma a uma, vão caindo por terra as promessas em relação aos transgênicos. Estudo detalhado dos 13 anos de uso comercial das sementes modificadas nos Estados Unidos permitiu a conclusão de que os transgênicos fizeram pouco para aumentar a produtividade das culturas.

Vão caindo por terra as promessas em relação aos transgênicos

Transgénicos

A audiência pública sobre o arroz transgênico realizada esta semana em Brasília deixou claro que não há espaço no Brasil para a semente da empresa Bayer. Embrapa, Farsul, Irga e Federarroz se posicionaram oficialmente contrárias à liberação da variedade modificada para tolerar aplicações do herbicida glufosinato de amônio, também da Bayer.

Não há espaço no Brasil para a semente da empresa Bayer

Transgénicos

Além dos riscos já levantados sobre a saúde humana e animal e outros problemas ambientais também já conhecidos, como a contaminação de variedades crioulas e nativas de algodão...

Brasil: transgênicos plantados e consumidos em diversos países colocam riscos para as populações

Chega amanhã ao Brasil a francesa Marie-Monique Robin, autora do livro e do filme intitulados “O Mundo Segundo a Monsanto”. O livro é um best seller na França (vendeu mais de 80 mil exemplares), já teve direitos de publicação vendidos para 10 idiomas e será lançado em dezenas de países.

“O Mundo Segundo a Monsanto” chega ao Brasil

Divulgamos em dezembro de 2007 (Boletim 371) que a empresa Scotts Grass fora condenada a pagar multa de 500 mil dólares por ter descumprido as regras americanas sobre condução de experimento a campo com plantas transgênicas. A empresa testava uma grama usada em campos de golfe que fora modificada em parceria com a Monsanto para ser resistente a herbicidas à base de glifosato. A decisão abarcava os experimentos com bentgrass (Agrostis spp.) em Oregon e outros 20 estados.

Gramas transgênicas da Scotts Grass: ausência de estudos sobre o potencial impacto ambiental dos experimentos

O grupo Cymru Livre de Transgênicos (Cymru é como se chama o País de Gales em galês) divulgou recentemente um comunicado à imprensa revelando as falhas contidas em um estudo italiano em que ovelhas foram alimentadas com o milho transgênico Bt176 da Syngenta, visando avaliar a segurança do produto para o consumo -- um verdadeiro caso de fraude científica.

Brasil: fraude cientifica a serviço da Syngenta e seu milho

Pequenas quantidades de uma variedade transgênica de milho produzida pela Dow Agrosciences conhecida como “Evento 32”, ainda não aprovada pelas autoridades americanas, foram encontrados em três de suas variedades transgênicas comerciais de milho que foram vendidas aos agricultores nos últimos dois anos.

Outro milho transgênico não aprovado contamina cadeia alimentar americana