Catiana de Medeiros

Agroecología

Em entrevista à Página do MST, Tardin explicou os motivos desse projeto e afirmou que em cinco anos ele poderá se tornar uma experiência nacional e de referência nas escolas do campo.

MST vai inserir o tema da agroecologia na educação básica das escolas do campo

api1

Série de reportagens mostra como o uso excessivo de agrotóxicos em lavouras causa danos irreversíveis para comunidade de abelhas no estado.

Brasil: Chuva de veneno mata abelhas e destrói produção de mel no interior do RS

Sem Terra abrem colheita do arroz agroecológico no RS

Para a safra 2015/2016 a estimativa dos assentados de Viamão é colher 125 mil sacas, numa área plantada de 1.600 hectares. A colheita simbólica de 50 sacas de arroz marcou a 13ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz Agroecológico, realizada na última sexta-feira (18) pelo MST do Rio Grande do Sul, no Assentamento Filhos de Sepé, em Viamão, na região Metropolitana de Porto Alegre. O evento reuniu cerca de 1.500 pessoas, entre assentados e acampados de todo o estado e apoiadores do Movimento.

Brasil: Sem Terra abrem colheita do arroz agroecológico no RS

mujmst

"Queremos alimentar nossos Sem Terrinha com produtos saudáveis e fazer com que os grandes compreendam que os venenos só trazem prejuízos à sociedade e que nós lutaremos contra o capital e o agronegócio enquanto tivermos forças”.

Brasil: Mulheres Sem Terra se comprometem a fortalecer o combate ao capitalismo e agronegócio

Na capital da soja, assentados driblam uso de agrotóxicos e investem na produção orgânica

Entre os motivos para o fortalecimento desta atuação no último ano, está a busca de um novo modelo de produção e a localização dos assentamentos.

Brasil: Na capital da soja, assentados driblam uso de agrotóxicos e investem na produção orgânica

mst1

As consequências da ofensiva do capitalismo na agricultura brasileira foi uma dos temas abordados pelo coordenador nacional do MST, em aula pública sobre a alimentação saudável.

Brasil: “O capitalismo transforma o que deveria ser alimento em apenas mercadoria”, diz Stédile

fotomst

A ocupação da Fazenda Annoni, a primeira realizada por famílias do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), completa 30 anos e será celebrada com um ato político no Assentamento Novo Sarandi, no município de Sarandi, no Rio Grande do Sul.

Brasil: Primeira luta do MST, ocupação da Fazenda Annoni completa 30 anos e é celebrada pelos sem-terra

huerta1

Conduzido em sua maioria por mulheres, a experiência comprova que a Reforma Agrária dá certo e que a população do campo e da cidade só tem a ganhar.

Hortas orgânicas: mais que alternativa, um modo de vida de assentadas da Reforma Agrária