Claudio Angelo

Tierra, territorio y bienes comunes

O desmatamento no Cerrado emitiu 248 milhões de toneladas brutas de gases de efeito estufa em 2016. É mais do que o dobro do que o país emite por processos industriais e equivale a 11% de todo o carbono que o Brasil lançou no ar no mesmo ano.

Brasil: Desmatamento no Cerrado emite mais carbono que indústria

Hidrelétricas em série causarão colapso ecológico na Amazônia, diz estudo

Grupo analisa impacto agregado de centenas de empreendimentos planejados e vê risco até para ecossistemas do litoral amazônico; bacias do Madeira e do Tapajós são as mais frágeis.

Hidrelétricas em série causarão colapso ecológico na Amazônia, diz estudo

Tierra, territorio y bienes comunes

“Eu acho um vexame que o Brasil, que é referência no mundo, passe por um retrocesso de anular a criação de áreas tão importantes para a conservação da biodiversidade em nosso país”, afirmou a ex-ministra ao OC. “Querem oficializar a grilagem.

Brasil: “Querem oficializar grilagem”, diz Izabella Teixeira

Crisis climática

Estudos lançados nesta segunda-feira mostram que velocidade de crescimento do segundo gás-estufa mais importante aumentou 14 vezes em 9 anos; desmate e agricultura lideram causas.

Gás metano dispara e ameaça meta de 2 graus

desmatamento na Amazônia

O desmatamento na Amazônia subiu pelo segundo ano consecutivo em 2016. E que subida: a taxa de devastação foi de 7.989 quilômetros quadrados, 29% superior à de 2015 – que, por sua vez, já havia sido 24% maior que no ano anterior.

Brasil: Desmatamento na Amazônia sobe 29%, o maior em 8 anos

Crisis climática

"'Não vou chegar a 1,5°C porque isso vai exigir implementar tecnologias complicadas e que não estão amadurecidas' e isso ter uma implicação na vida das pequenas ilhas… isso também é uma preocupação moral. É um dilema. Eu tenho muita sensibilidade com a questão de geoengenharia hoje. E não sou só eu. O IPCC tem preocupação até em tratar esse tema."

IPCC: ‘Relatório sobre 1,5ºC trará dilema moral’

Floresta biodiversa produz mais

Análise de matas de 44 países feita por grupo internacional mostrou que capacidade de fixar carbono e produzir madeira está diretamente ligada ao número de espécies.

Floresta biodiversa produz mais

1497d6q

Concentração de CO2 na atmosfera ultrapassa barreira simbólica de 4 centenas de partes por milhão e pode superar limiar da catástrofe em 25 anos, sugere estudo de grupo internacional.

Concentração de CO2 na atmosfera ultrapassa barreira simbólica de 4 centenas de partes por milhão