Comissão Pastoral da Terra

Soja - Brasil

"A produção debate os impactos causados nas populações locais e no meio ambiente por conta da demanda mundial por carne, a partir da soja, produto base na produção de carne bovina, suína, aves e outras, através da ração utilizada nesses criatórios".

Documentário “Seu churrasco tem soja?” é lançado e disponibilizado para o público

Tierra, territorio y bienes comunes

A Comissão Pastoral da Terra vem manifestar a sua preocupação e denunciar a grave situação de desmonte geral das políticas agrárias, executado de forma autoritária pelo ilegítimo governo Temer.

Brasil: Mais um golpe contra os povos do campo

Criminalización de la protesta social / Derechos humanos

"Já há farta jurisprudência do STJ, do STF e de Tribunais de Justiça afirmando que a luta dos sem terra é um exercício de cidadania e que não há, portanto, que se confundir com crime.", diz trecho da nota.

Brasil: CPT emite nota pública em contra a criminalização da luta pela terra em GO

lider mab

Nilce de Souza Magalhães, 58 anos, mais conhecida como Nicinha, estava desaparecida desde o dia 7 de janeiro. Já na última sexta-feira (15), após prisão de um suspeito, veio a notícia do seu assassinato. Ela era militante do MAB, pescadora, liderança e atingida pela Hidrelétrica de Jirau. Confira a Nota da Comissão Pastoral da Terra (CPT) em Rondônia:

2016: violência em Rondônia resulta em mais mortes de militantes sociais

Agua

De 38 berçários naturais de várias espécies de peixes nativos do rio São Francisco, apenas cinco estão preservados no Centro-Oeste de Minas.

Brasil: Lagoas que abastecem de peixes o Rio São Francisco em Minas estão destruídas

Tierra, territorio y bienes comunes

O ano de 2015 foi marcado pelo desmonte de órgãos do Governo e por cortes de recursos públicos para a Reforma Agrária e demarcação de territórios quilombolas e indígenas. A aliança do Estado brasileiro com o agronegócio se intensificou, atingindo diretamente o conjunto dos povos do campo. A violência contra as comunidades camponesas e povos indígenas foi praticada não só pela lógica do capitalismo, como também pelo Estado brasileiro.

Balanço da questão agrária no Brasil em 2015

Faz escuro, mas cantamos!

"Convocamos também igrejas, instituições e organizações para reassumirmos um processo urgente de MOBILIZAÇÃO REBELDE E UNITÁRIA pela vida, que inclua a defesa do planeta TERRA, nossa casa comum, suas águas e sua biodiversidade."

CARTA FINAL Congresso Nacional da Comissão Pastoral da Terra - Faz escuro, mas cantamos!

Defensa de los derechos de los pueblos y comunidades

A CPT vem a público manifestar sua análise sobre o período eleitoral, o perfil e os planos de governo dos principais candidatos, trazendo como maior questionamento, “Onde está a Reforma Agrária” no futuro desses possíveis governantes?

Brasil: Onde está a Reforma Agrária