Comissão Pastoral da Terra

Megaproyectos

En Brasil, cientos de personas afectadas marcharon contra la construcción de la hidroeléctrica de Estreito, que se prevé instalar en el río Tocantins, el cual divide los estados del Maranhão con Tocantins. Pese al sinnúmero de denuncias de irregularidades en el proceso de liberación de la hidroeléctrica, su construcción ya inició y se prevé que la obra terminará en julio del 2012.

Brasil: marcha por el agua y la tierra

A Comissão Pastoral da Terra-Regional Mato Grosso do Sul (CPT/MS), em mais uma análise que resgata o estudo da doutora Rosemeire Aparecida de Almeida, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), apresenta a análise comparativa das transformações na agropecuária entre a região Leste do MS e Norte Central Paranaense

Brasil: o mito do agronegócio empresarial

Criminalización de la protesta social / Derechos humanos

A Comissão Pastoral da Terra (CPT) apresenta à sociedade os dados parciais de conflitos e de violência no campo relativos ao período de janeiro a 15 de novembro de 2009. Como sempre alertamos que estes dados são parciais, não só porque se referem a um período do ano, mas também porque ainda poderão chegar ao nosso Setor de Documentação novas informações que serão incorporadas ao que já está registrado.

Brasil: sintonia entre capital e Estado mantém a violência no campo

Tierra, territorio y bienes comunes

De janeiro a junho de 2009, o número de conflitos no campo apresentou queda de 46%, em relação a igual período de 2008. Em contrapartida neste mesmo período a violência que os acompanhou foi bem maior.

Brasil: conflitos no campo diminuem, mas violência cresce!

Agronegocio

"O governo brasileiro intensificou seu apoio ao agronegócio priorizando o Programa de Agrocombustíveis, a partir do etanol, atendendo aos interesses de grandes empresas nacionais e do capital internacional. Além de procurar regularizar a grilagem de terras na Amazônia e de alienar partes extensas do território nacional às empresas transnacionais, o governo disponibilizou recursos públicos ao agronegócio".

Brasil: CPT faz balanço da luta camponesa em 2008

No intuito de promover o etanol brasileiro, vendendo a imagem de sua imaculada sustentabilidade, o Ministério brasileiro das Relações Exteriores convocou para os dias 17 a 21 de novembro uma Conferência Internacional intitulada “Biocombustíveis como vetor do Desenvolvimento Sustentável”. Na oportunidade, o subsecretário-geral de Energia e Alta Tecnologia do Itamaraty, coordenador do evento, embaixador André Amado, acaba de rejeitar em bloco qualquer alegação de existência de trabalho escravo no setor de produção de açúcar e álcool. Disse-se “um pouco indignado” pela campanha de “denegrimento” (sic) que visaria o setor com base em denúncias infundadas e confusões conceituais cuja origem não chegou a detalhar.

Brasil: Etanol e trabalho escravo: aonde o governo brasileiro quer chegar?

Resultado de um acompanhamento desenvolvido ao longo de três anos sobre a expansão do monocultivo na região, um relatório desenvolvido pela CPT (Comissão Pastoral da Terra) mostra como o acirramento de conflitos, da extinção de comunidades indígenas e da devastação do meio ambiente está ligado também ao avanço da soja.

Brasil: CPT divulga relatório sobre impactos da soja no Pará

"Desde março de 2006, a CPT acompanha a situação dramática do Povo das “Ilhas de Sirinhaém”. 51 das 53 famílias já foram expulsas das ilhas onde moravam e tiravam seu sustento durante gerações. Foram expulsas pela Usina Trapiche que está localizada no mesmo município de Sirinhaém... A equipe da CPT viu uma placa-"outdoor" da Usina Trapiche levando o observador a crer que a Usina tem o apoio da Conservation International"

Brasil: carta da CPT à Conservation International