Egon Heck

23_indio_laila_menezes_cimi

"Os novos rumos e lutas e traçar as estratégias para os próximos enfrentamentos. Os povos indígenas, como tem acontecido nas últimas décadas tem mais a lamentar do que comemorar, apesar de pequeno aumento no número de indígenas eleitos. De qualquer maneira tudo indica que as urnas confirmam, de maneira geral o avanço do retrocesso e dos ataques aos direitos dos povos originários."

Povos Indígenas, eleições e o Bem Viver

matopiba

Um forte vento se uniu às vozes, aos gritos e clamores contra o projeto de morte denominado Plano de Desenvolvimento Agrícola (PDA) Matopiba no segundo dia da III Assembleia dos Povos Indígenas de Goiás e Tocantins.

Brasil: Matopiba é morte, queremos a vida

b

Seguem algumas observações a respeito do malfadado relatório da CPI do Cimi. O palco acabou, e agora Mara? Os povos indígenas do Brasil estão reunidos em Brasília no 12 Acampamento Terra Livra.

O relatório ruralista contra o Cimi e os Povos Indígenas no MS. Cinco minutos de insanidade

Pueblos indígenas

“Eles chegaram com muita disposição. Nem pareciam sentir o cansaço de quase 30 horas em ônibus. Vieram para lutar, dialogar, denunciar e exigir resposta a suas demandas e às lutas dos povos indígenas do Brasil, que veem seus direitos ameaçados".

Brasil: Pataxó e Tupinambá em Brasília, continuando a luta

Povos Indígenas 2016

“Não é preciso ser adivinhão para sentir que no ano que inicia, os cenários mais prováveis para os povos indígenas serão de muita luta. Nada indica que as violências diminuirão..."

Brasil - Povos Indígenas 2016: Cenários de muitas lutas

xp30j7

"Quando os povos indígenas imaginam que a tempestade de ameaças às suas vidas e direitos, já passou, aparecem outros mais. E conseguem ser ainda piores", escreve Egon Heck, do Secretariado Nacional do CIMI, ao enviar o artigo que publicamos a seguir.

Agenda genocida Brasil

Tierra, territorio y bienes comunes

Reverberando o movimento indígena, os Kayapó, em audiência com o presidente da Câmara Federal, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), disseram que caso os parlamentares insistissem na aprovação da PEC 2015, semanalmente povos de todo o Brasil se fariam presentes em Brasília para protestar e dizer não ao projeto.

Brasil: O grito da Selva ao Planalto, povos indígenas de Rondônia estão em Brasília

Pueblos indígenas

"No encontro breve com o presidente da Câmara os Kayapó protagonizaram mais uma bela e importante página na luta dos povos indígenas por seus direitos. Daqui há pouco terão um encontro para o qual estão previstos a participação de cinco ministros – Justiça, Meio Ambiente, Transportes, Saúde, Minas e Energia mais Ministério Público Federal.

Declaração de guerra aos povos indígenas do Brasil