Eliane Brum

Bolsonaro é uma ameaça ao planeta

"A floresta, que já teve 20% de sua cobertura vegetal destruída, está perigosamente perto do ponto de virada. A partir dele, a maior floresta tropical do mundo se tornará uma região com vegetação esparsa e baixa biodiversidade. E o combate ao aquecimento global se tornará quase impossível."

Bolsonaro é uma ameaça ao planeta

Geraldo Alckmin

"A disputa da eleição pela direita, como aponta Geraldo Alckmin (PSDB), é quem vai levar o apoio do agronegócio rifando a Amazônia. O que deveria estar se discutindo é como proteger o Cerrado, a floresta amazônica e outros biomas e como aprender com seus povos a usar os recursos sem destruir a natureza, o que eles fazem há séculos e até milênios. A riqueza da Amazônia é a sua biodiversidade, assim como o complexo conhecimento de suas populações tradicionais."

Brasil: O chuchu quer conquistar a soja

Megaproyectos

"São tempos de eufemismos. E eles estão por todos os lados. Em Altamira, a palavra do momento é 'remoção'. Belo Monte, uma das maiores e mais controversas obras do Brasil atual, 'removeu' e ainda 'removerá' milhares de pessoas de suas terras e de suas casas sem que o governo federal tenha garantido à população o seu direito à assistência jurídica."

Brasil: O pescador sem rio e sem letras

1

A extraordinária saga de Montanha e Mangabal, da escravidão nos seringais à propaganda do governo que pretende botar uma hidrelétrica na terra que habitam há quase 150 anos.

Brasil: A não gente que não vive no Tapajós