Envolverde

Tierra, territorio y bienes comunes

"Cerca de um terço dos solos do mundo estão contaminados, devido principalmente a práticas insustentáveis de gestão. Além disso bilhões de toneladas de terra se perdem a cada ano na agricultura e uma das causas principais é a poluição por agrotóxicos e pelo manejo ineficiente do solo. Em alguns países cerca de um quito de todas as terras cultiváveis estão comprometidas com contaminações diversas".

Terra, um planeta envenenado

Tierra, territorio y bienes comunes

"O trabalho aponta que a Mata Atlântica é o bioma que mais perdeu em reserva legal e áreas de preservação permanente, nas propriedades privadas".

Brasil: Análise indica que grandes propriedades respondem por 59% da desobediência ao Código Florestal

Petróleo

A Agência Nacional de Petróleo e Gás Natural (ANP) mantém em seu portfólio a exploração e explotação de novos blocos para extração de petróleo e gás natural através do FRACKING, seja esta on-shore ou off-shore.

Campanha Não Fracking Brasil alerta para mais um leilão da ANP

Ecología política

"Por isso o posicionamento ecológico deve estar acima do pensamento econômico tradicional". Busca-se com isso cumprir três princípios básicos que estão referenciados no conhecido Relatório Brundtland, do já longínquo ano de 1987", escreve Marcus Eduardo de Oliveira, professor de economia no Unifeo e na FAC-FITO e mestre em Integração da América Latina (USP).

Planeta esgotado

Tierra, territorio y bienes comunes

"A melhoria da qualidade da água, a universalização do saneamento e o fim dos rios de classe de 4 são metas a serem perseguidas, conjuntamente, por nós, sociedade e governos".

Brasil: Precisamos dos rios do Paraná vivos

“O Planeta nos dá sinais claros que já não suporta tanta pressão. Escolher a cooperação, em vez da bruta competição entre nações que marcou os séculos passados, pode ser a decisão mais inteligente para enfrentar os impactos das mudanças já em curso”, comenta Neuza Árbocz em artigo no sítio Envolverde

Mudanças Climáticas e o papel do IPCC