Fabiano Ávila

2l9qwie

A Organização Meteorológica Mundial (OMM) divulgou nesta segunda-feira (14) o Atlas de Mortalidade e Perdas Econômicas do Tempo, Clima e Extremos Hídricos 1970-2012 (Atlas of Mortality and Economic Losses from Weather, Climate and Water Extremes 1970-2012), que serve como um choque de realidade para todos nós.

OMM: número de desastres climáticos está subindo rapidamente

Agrotóxicos

O impacto dos pesticidas sobre os ecossistemas já é estudado há muito tempo, e não são raros os trabalhos científicos que alertam que alguns tipos de químicos são prejudiciais para a saúde humana e animal. Porém, nunca antes um grupo de pesquisadores transmitiu tão forte a mensagem de que o uso de pesticidas está colocando em risco a produção agrícola ao acabar com espécies essenciais para a produção de alimentos.

Estudos apontam que agrotóxicos colocam em risco produção de alimentos

Economía verde

"Geralmente não damos o real valor para muitos dos benefícios que recebemos de um ecossistema sadio, como água potável, polinização e equilíbrio climático: apenas os aceitamos como se fossem dádivas que sempre estarão disponíveis para nosso uso. Porém, com o avanço da degradação ambiental do planeta, ficou claro que esses tipos de ‘serviços ecossistêmicos’ são essenciais para a nossa sobrevivência e deveriam ser protegidos."

‘Quando o pagamento por serviços ambientais dá uma licença para destruir’