Frei Sérgio Antônio Görgen

IMG_0908-300x200

O primeiro, de propriedade, produção, pesquisa, assistência técnica, apropriação da natureza e de modelos tecnológicos. A hegemonia tem sido do latifúndio, da dependência tecnológica, do uso intensivo de insumos externos, da monocultura voltada para o mercado externo e do controle da indústria sobre a produção primária.

Brasil: A resistência camponesa frente a monocultura e agronegócio

Tierra, territorio y bienes comunes

"Uma verdadeira, massiva, organizada e planejada reforma agrária servirá também para a reorganização urbana de que o país precisa, eliminando a pressão do êxodo sobre os grandes centros urbanos e criando novas cidades onde hoje existem vazios demográficos".

Frei Sérgio: Atualidade da Reforma Agrária

Biodiversidad

"As Florestas e outras formas de vegetação existentes no Brasil SÃO BENS DE INTERESSE COMUM A TODOS OS HABITANTES DO PAÍS, e neles o direito de propriedade não é absoluto e tem que respeitar as leis do meio ambiente"

Brasil: Mudanças no Código Florestal e propostas da Via Campesina

Algo gravíssimo aconteceu em Campos Novos (SC), com a Barragem do consócio Enercan - formado pelo Banco Bradesco, Votorantim e Camargo Corrêa - que construiu a Usina Hidrelétrica Campos Novos, no Rio Canoas. Gravíssimo e inédito. Um vazamento gigante na estrutura da barragem obrigou o consórcio a esvaziá-la para realizar o concerto

Brasil: vazamento da barragem de Campos Novos: Fiasco da Engenharia ou Irresponsabilidade dos Investidores Privados?

O latifúndio - mesmo que comprove produtividade econômica - é socialmente improdutivo. Não produz distribuição de renda: concentra. Não produz comida para a mesa do povo brasileiro: o pouco que se acha é monocultura de exportação. Não produz dinamismo econômico local nos municípios onde se localiza: suga-os. Não produz empregos: ostenta luxo. Não produz vida digna para o povo: é uma usina geradora de miséria

Brasil: legitimidade das ocupações. A improdutividade social do latifúndio