Gerson Teixeira

O Governo Bolsonaro e a plenitude do agronegócio

O futuro presidente da República assumirá o governo num contexto de aprofundamento dos problemas históricos e das tensões sociais que marcam a realidade agrária brasileira. A propósito, a própria eleição de Bolsonaro serviu de combustão ao clima de tensão social no campo, pela virulência dos discursos do candidato que encorajou atitudes equivalentes por parte de setores da extrema direita rural.

O Governo Bolsonaro e a plenitude do agronegócio

mudanças na cobertura e uso de terra

"O estudo do IBGE permite conhecer os níveis de substituição de uma área por outra. Porém está claro que o incremento de 79.3 milhões de hectares com essas áreas (agrícola, pastagem plantada, silvicultura e mosaico agrícola com remanescentes campestres) ocorreu em substituição, principalmente, às áreas com pastagens naturais e com vegetação florestal"

IBGE: as mudanças na cobertura e uso da terra no Brasil

soja-cultivo-tapiz_1

"No conjunto, os 21 Decretos englobaram área de 35 mil hectares. Significa que, afora o ano de 2015 com ‘Decreto zero’, o ano de 2016 teve o pior desempenho em termos de áreas obtidas via Decretos de desapropriação, desde 1995".

O Golpe e a Reforma Agrária em 2016

subvenciones

Empenhado em reduzir drasticamente os investimentos públicos, governo Temer pode ceifar verbas para Agricultura Familiar e também Agronegócio. Os senhores deputados baixarão a cabeça?

Brasil - PEC 241: e agora, Bancada Ruralista?

Agrotóxicos

Este documento aborda outra dimensão da oferta alimentar no Brasil que juntamente com os problemas do abastecimento expõe os riscos da segurança alimentar e nutricional no país. Trata-se dos elevados níveis de resíduos de contaminantes e agrotóxicos presentes nos alimentos que chagam à mesa dos brasileiros.

Alimento, caro e envenenado

terminator

"A bancada ruralista avalia que chegou o momento de enfiar goela abaixo da população os pontos mais nocivos da pauta dos capitais do agronegócio para os quais militam diuturnamente... Trata-se da terceira tentativa dos ruralistas, afora iniciativa similar do ex-deputado Cândido Vacarezza, de introduzir, no Brasil, a semente “terminator”. Consta que, em todos os casos, as proposições foram formuladas por funcionários da Monsanto."

Ruralistas tentam aprovar sementes estéreis

Transgénicos

"Com o ‘Terminator’ estes agricultores estarão na dependência total de fontes externas de suprimento desse insumo, pondo fim, assim, à prática milenar de seleção, melhoramento e troca de sementes entre agricultores de pequena escala, comunidades indígenas e tradicionais, que constituem um verdadeiro seguro de países como Brasil para a segurança alimentar e para a preservação da biodiversidade."

Brasil: Ruralistas retomam a luta pelo ‘Terminator’

gerson2

"Neste artigo, apontamos alguns riscos para a sociedade brasileira, relacionados especificamente com a transformação do agronegócio no carro-chefe, ou na ‘joia da coroa’ da economia nacional. Aproveitando alguns tópicos inserimos aspectos que julgamos relevantes para expor o ‘estado da arte’ do agronegócio no Brasil e no mundo."

O agronegócio é ‘negócio’ para o Brasil?