bienvenidas y bienvenidos a

Biodiversidad en América Latina y El Caribe

IHU

47 Resultado(s)
Autor IHU Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 7 agosto 2017 11:08
“Não há doenças da pobreza”. Por uma epidemiologia crítica. Entrevista com Jaime Breilh

“Não há doenças da pobreza. Há doenças da riqueza com desigualdade. É necessário mudar o ponto de vista, porque, caso contrário, aparecem os pobres como responsáveis das enfermidades. O que o modelo de saúde pública dominante que chama ‘enfermidades da pobreza’ deveria se chamar ‘doenças geradas por um sistema social que necessita da desigualdade’”.

Autor IHU Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 6 julio 2017 14:21
Brasil: A MP 759 e a ampliação da grilagem da terra, da concentração fundiária e da expropriação da terra. Entrevista especial com Sérgio Sauer

A Medida Provisória - MP 759, que dispõe sobre a regularização fundiária e urbana e sobre a regularização fundiária na Amazônia Legal, , irá alterar, se sancionada pelo presidente Temer, uma dezena de leis do ponto de vista político e legal. Todas essas mudanças irão “piorar ou aprofundar a lógica de mercado, ou seja, liberar mais terras para a apropriação privada."

Autor IHU Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 21 diciembre 2016 12:12
O sistema das Sesmarias permanece no Brasil moderno. Entrevista especial com Katia Maia

“Os grandes estabelecimentos, com área superior a 1.000 hectares, representam apenas 0,91% do total das propriedades rurais do país, mas concentram 45% de toda a área rural que temos”. No extremo oposto, “os estabelecimentos pequenos, com área inferior a 10 hectares, representam mais de 47% do total de estabelecimentos do país, mas ocupam menos de 2,3% da área total.”

Autor IHU Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 27 junio 2016 13:06
Brasil: O que há entre o domínio da terra e o genocídio indígena?

A expulsão dos povos nativos de suas terras para posterior distribuição a indivíduos não-indígenas responde a uma lógica do uso da terra para exploração, especialmente por meio da produção agrícola.

Autor IHU Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 24 mayo 2016 12:33
Brasil: O governo é provisório, nossos direitos são originários: não à revogação de demarcações!

Os direitos constitucionais dos povos indígenas do Brasil estão sob sério risco de retrocesso. O governo interino de Michel Temer, sob pressão da bancada ruralista – interessada em permitir a exploração econômica das terras tradicionais dos povos – sinalizou que pode, a qualquer momento, revisar e até revogar os relatórios, as portarias declaratórias e as homologações de terras indígenas publicados recentemente pelo governo de Dilma Rousseff. Essa indicação, além de perpetuar a dívida histórica do Estado brasileiro com os povos indígenas, é flagrantemente inconstitucional.

Autor IHU Idioma Portugués Pais Internacional Publicado 24 mayo 2016 12:14
Agroecossistemas e a ecologia da vida do solo. Por uma outra forma de agricultura. Revista do IHU N° 485

"Desenvolver agroecossistemas alternativos ante o forte controle do sistema alimentar do qual se assenhorearam atualmente grandes corporações e interesses privados."

Autor IHU Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 16 mayo 2016 10:56
Quando a tecnociência vê um pixel mas ignora a paisagem. A agricultura convencional mata o solo. Entrevista especial com Antonio Donato Nobre

"Mais importante do que ser multidisciplinar é ser não-disciplinar, isto é, integrar e dissolver as "disciplinas" em um saber amplo e articulado, sem fronteiras artificiais e domínios de egos", afirma o cientista do CCST/Inpe.

Autor IHU Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 26 abril 2016 11:22
Brasil: Povos indígenas. Os involuntários da Pátria

"Pertencer à terra, em lugar de ser proprietário dela, é o que define o indígena. A terra é o corpo dos índios, os índios são parte do corpo da Terra. A relação entre terra e corpo é crucial. A separação entre a comunidade e a terra tem como sua face paralela, sua sombra, a separação entre as pessoas e seus corpos, é uma operação indispensável executada pelo Estado para criar populações administradas".

Autor IHU Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 23 marzo 2016 08:05
Brasil: Tiros na lavoura de soja

O Mato Grosso é o coração do agronegócio brasileiro, com suas propriedades a perder de vista a se ampliarem ano a ano, invadindo a floresta, reservas indígenas, áreas de proteção natural e lavouras de pequenos agricultores.

Autor IHU Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 10 marzo 2016 11:27
Mosquito transgênico: jogar os insetos nos ecossistemas não resolve casos de zika e dengue. Entrevista especial com Silvia Ribeiro

“A Oxitec é uma empresa comercial e vê a produção de insetos transgênicos como negócio, não como beneficência. É evidente que eles aproveitaram a emergência do Zika Vírus para vender, ainda que os resultados de seus experimentos sejam extremamente pobres e negativos, quando se considera o contexto da doença”, afirma a mexicana, coordenadora de programas do Grupo ETC.

Autor IHU Idioma Español Pais Brasil Publicado 2 marzo 2016 12:47
Mineração Criminosa. Um depoimento

"A questão mineral em toda a região amazônica se transformou em um crime de lesa pátria. A entrega dos minérios à exploração privada transformou esta atividade em uma ação criminosa contra o povo brasileiro e em especial contra as populações amazônicas."

Autor IHU Idioma Portugués Pais Internacional Publicado 11 enero 2016 15:39
Mudanças climáticas versus interesses privados

"A empresa Exxonmobil, a maior petrolífera do mundo, na última década gastou milhões de dólares montando um time de pesquisadores para manipular a opinião pública sobre o aquecimento, usando o poder econômico para desacreditar a tese do IPCC sobre o aquecimento global e a mudança do clima no planeta", escreve Heitor Scalambrini Costa, professor da Universidade Federal de Pernambuco.

Autor IHU Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 7 enero 2016 11:48
Uso de sementes crioulas na resistência camponesa em ambiente agroecológico

"Os Bancos de Sementes Crioulas se constitui como uma das principais formas agroecológicas de resistência adotada pelos movimentos sociais camponeses e agricultores, em oposição ao avanço das sementes controladas pelas corporações, sejam sementes híbridas ou transgênicas", esclarece Roberto Naime, colunista, Doutor em Geologia Ambiental e docente na Universidade Feevale, em artigo publicado por EcoDebate, 05-01-2016.

Autor IHU Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 30 octubre 2015 11:08
Brasil - PEC 215: a expressão da disputa de terras no país. Entrevista especial com Maurício Guetta

"A retomada das sessões da Comissão para tratar da Proposta de Emenda Constitucional - PEC 215 “denota uma clara ofensiva ruralista contra os direitos territoriais indígenas, além dos direitos das comunidades quilombolas e dos direitos de natureza ambiental, que pertencem a toda a coletividade brasileira”, afirma Maurício Guetta."

Autor IHU Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 11 septiembre 2015 11:35
Brasil: Resistência Guarani e Kaiowá e as novas ofensivas contra os direitos indígenas no MS

"As retomadas feitas pelos Guarani e Kaiowá são uma forma de dizer um basta à paralização nos procedimentos demarcatórios e à violência silenciosa e cotidiana. Retomar a terra é atitude cidadã daqueles que, sustentados por um direito legítimo, dão um passo na direção de sua efetiva garantia, uma vez que o governo se mostra omisso."

| 1999-2017 Biodiversidad