Isabel Harari

Em junho, a própria Marfrig admitiu que não possui controle sobre a origem de 40% do gado que compra (Foto: Christiano Antonucci/Secom-MT)

Em carta enviada ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), mais de 200 entidades questionam políticas ambientais e de direitos humanos da empresa.

Financiamento para desmatar: organizações pedem veto a empréstimo milionário para Marfrig

Foto: Marcelo Soubhia/ISA

Nos três primeiros meses do ano, Norte Energia liberou 34% do volume de água recomendado em parecer do Ibama; Licença de Operação completa cinco anos e populações alertam para colapso da região, no Pará.

Guerra pela água: após cinco anos de operação de Belo Monte, Volta Grande do Xingu sofre com a seca

Brasil: Desmatamento explode em Terras Indígenas impactadas por Belo Monte, no Pará

Indígenas das Tis Ituna/Itatá e Apyterewa sofrem com o avanço da grilagem e invasões. Em agosto, mais de 1.700 hectares foram desmatados nos territórios, um aumento de 800% em relação ao mês anterior.

Brasil: Desmatamento explode em Terras Indígenas impactadas por Belo Monte, no Pará

ITUNA - ITATÁ

Mais de 6 mil hectares de floresta foram destruídos nos primeiros dois meses do ano. Em pleno inverno amazônico, entre os meses de janeiro e fevereiro, mais de 6,2 mil hectares de florestas foram destruídos para dar lugar à produção agropecuária e garimpo ilegal na Bacia do Rio Xingu.

Brasil: Desmatamento no Xingu avança mesmo debaixo de chuva

16_02_2018_ribeirinhos_2_foto_aaron_vincent_elkaim

O Conselho Ribeirinho do Xingu apresentou ao governo e à Norte Energia, em Brasília, sua proposta de retorno para as margens do rio, de onde foram expulsos pela construção da hidrelétrica. Eles reivindicam a criação do território ribeirinho, no Pará.

Brasil: Ribeirinhos atingidos por Belo Monte exigem retomar seu território

Belo Monte

Na última quinta feira (6/4), o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) suspendeu a Licença de Operação (LO) da Usina Hidrelétrica de Belo Monte concedida em novembro de 2015.

Brasil: Licença de Operação de Belo Monte é suspensa em decisão histórica