Ivanir Ferreira

- Fotomontagem de Moisés Dorado.

Um ousado trabalho de geografia que mapeou o nível de envenenamento dos alimentos produzidos no Brasil foi lançado em maio, em Berlim, na Alemanha, país que contraditoriamente sedia as maiores empresas agroquímicas do mundo. Quem estava presente no lançamento do atlas Geografia do uso de agrotóxicos no Brasil e conexões com a União Europeia ficou perplexo com a informação sobre o elevado índice de resíduos agrotóxicos permitidos em alimentos, na água potável, e que, potencialmente, contamina o solo, provoca doenças e mata pessoas. 

Lançado na Europa mapa do envenenamento de alimentos no Brasil

26_09_infografico_desperdicio_de_alimentos_foto_jornal_da_usp

Pesquisa dimensiona desperdício e propõe, entre outras, uma finalidade social para esses alimentos: creches, asilos e escolas públicas. Os dados sobre desperdício de alimentos no mundo são alarmantes. Cerca de 1,3 bilhão de toneladas são jogadas fora por ano. O Brasil tem uma grande participação nesta conta porque está entre os dez países que mais desperdiçam alimentos.

 

Brasil: Por ano, 33 mil toneladas de alimentos das feiras livres de São Paulo vão para o lixo

No a los agrotóxicos

"Entre os 283 agrotóxicos verificados, o brometo de metila (BM) foi a substância com maior estimativa de frequência nos alimentos".

Estudo identifica agrotóxicos mais frequentes em alimentos consumidos no Brasil