Izabela Sanchez

brasil bancada ruralista

Relatório do Cimi enxerga fortalecimento do ‘integracionismo’, que contraria a Constituição; audiências na Câmara discutiram produção agrícola em território indígena.

Brasil: Fortalecida, bancada ruralista mira o agronegócio nas terras indígenas

Agrotóxicos

Biólogo que estuda a relação entre os venenos e o leite define antibiótico como agrotóxico; para ele, sociedade corre risco ao não classificar dessa forma os produtos veterinários.

Brasil: 93% das amostras de leite no sul da Bahia têm resíduos de agrotóxico

Agricultura campesina y prácticas tradicionales

Naidson Baptista, da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA), explica como o governo Temer desvaloriza uma política pública decisiva para a segurança alimentar no Brasil.

Brasil: Corte no Programa de Aquisição de Alimentos ameaça famílias do Semiárido

ABEJAS

Lionel Gonçalves afirma que risco de um mundo sem abelhas já está próximo; geneticista que criou a campanha ‘bee or not to be’ aponta utilização de pesticidas com nicotina.

Pesquisador explica por que agrotóxicos são principais culpados por desaparecimento de abelhas

07_07_caatinga_DeOlhosnosRuralistas

Atlas das Caatingas analisou 14 unidades de conservação e revela ameaças de hidrelétricas e da mineração aos territórios protegidos pela União.

Brasil: Agronegócio e madeireiros ameaçam único trecho protegido da Caatinga, 1% do bioma

pueblos indígenas - Brasil

"O Conselho Nacional de Direitos Humanos identificou um padrão de violações e conflitos exacerbados, travados por políticos que têm como bandeira a negação dos direitos indígenas, o que se repete em diversas regiões do país, notadamente Sul, Nordeste e Centro-Oeste".

Brasil será denunciado na OEA por violar direitos dos povos indígenas

Agronegocio

A expansão do agronegócio para o Cerrado não tem o desmatamento como única consequência. Os conflitos também aumentaram. É o que mostra o relatório Conflitos no Campo Brasil 2016, lançado no dia 17 pela Comissão Pastoral da Terra (CPT).

Cerrado, o front do agronegócio e dos conflitos de terra no Brasil

conflitos pela agua1

"As disputas territoriais foram motivadas pelas lógicas antagônicas de gestão, apropriação e uso da água. Uma delas, economicista, “materializada no uso da água para a morte”. A outra lógica é a das diversas territorialidades dos sujeitos explorados no campo, “que travam uma luta incessante pelos seus territórios, pela terra e, por conseguinte, pela água para a vida”."

Crescem os conflitos pela água no Brasil; entre as causas, mineração e agronegócio