João Peres

A resistência da indústria de alimentos pode custar caro. Para ela e para nós

Pesquisadores depositam na conta das corporações a inércia política das últimas décadas e cobram adoção de um tratado global para frear danos à saúde e ao ambiente.

A resistência da indústria de alimentos pode custar caro. Para ela e para nós

rotulo-1536862395

"Rótulos para os alimentos: A proposta incomodou empresas como Coca-Cola, Nestlé, Unilever e Danone, gigantes do setor de ultraprocessados – alimentos industrializados prontos para o consumo feitos com componentes químicos e, em geral, cheios de sódio, açúcar e gorduras –, que têm se movimentado fortemente para evitar a aprovação da nova regra."

Brasil: Como funciona o lobby da Nestlé, Unilever e Danone para esconder o excesso de sal, gordura e açúcar nos rótulos

Pesquisadora da USP monta mapa da contaminação por agrotóxico no Brasil

Os mapas produzidos por Larissa Mies Bombardi são chocantes. Quando você acha que já chegou ao fundo do poço, a professora de Geografia Agrária da USP passa para o mapa seguinte. E, acredite, o que era ruim fica pior. Mortes por intoxicação, mortes por suicídio, outras intoxicações causadas pelos agrotóxicos no Brasil. A pesquisadora reuniu os dados sobre os venenos agrícolas em uma sequência cartográfica que dá dimensão complexa a um problema pouco debatido no país.

Pesquisadora da USP monta mapa da contaminação por agrotóxico no Brasil

agrot

Professora da USP produz primeira série de mapas sobre uso, abuso e tragédias relacionadas aos agrotóxicos no Brasil. Dados demonstram: alternativa é rever modelo baseado no agronegócio.

Brasil: Um Atlas de nossa agricultura envenenada

Agrotóxicos

"O Paraná figura entre os quatro estados que mais consomem defensivos agrícolas no Brasil, dado que é atribuído também à soja e ao milho. “Apesar de uma redução nos últimos anos, ainda se utiliza muito agrotóxico na cadeia do fumo. É um trabalho extremamente penoso, com equipamento costal, que dá problemas na coluna e reumatismo”"

Brasil: agrotóxicos em plantações de fumo prejudicam produtores e seus vizinhos

Ato em Altamira (PA) gera cancelamento de expediente no Ibama e é o primeiro contra o governo e decisões da Justiça a respeito da hidrelétrica

Brasil: com ocupações e protestos, movimentos sociais aumentam pressão contra Belo Monte