José Coutinho Júnior

MPA-2

Odair José de Souza, dirigente do Movimento dos Pequenos Agricultores, discute o papel do agronegócio, criticando o uso de agrotóxicos, e analisa os desafios postos para a produção de alimentos saudáveis.

“O povo brasileiro não se alimenta, come algo que acha ser alimento”, afirma líder de movimento camponês

Transgénicos

A votação sobre a liberação do plantio do eucalipto transgênico acontece nesta quinta-feira (9) na Coordenação-Geral da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio). Adiada em março por conta de protestos das mulheres do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), a aprovação do eucalipto preocupa especialistas, que consideram a modalidade um risco ao meio ambiente e a produtores.

Brasil: Eucalipto transgênico vai sugar água até que ela acabe

Transgénicos

"Em entrevista à Página do MST, Melgarejo discute o impacto que as decisões tomadas pela CTNBio tem na sociedade, analisa como a proximidade de muitos de seus membros com setores do agronegócio é perigosa para a soberania do país e critica a forma com que a comissão libera transgênicos."

Melgarejo: CTNBio ignora impactos da aprovação de transgênicos

Movimientos campesinos

As cerca de 50 universidades nas quais o MST tem parceria com cursos de formação realizam ao longo do mês de abril a Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária.

Brasil: em jornada, universidades debatem Reforma Agrária durante o mês de abril

Crisis capitalista / Alternativas de los pueblos

Em entrevista à Página do MST, Diego Monton, membro do Movimiento Nacional Campesino Indigena (MNCI) argentino e integrante da secretaria da Coordinadora Latinoamericana de Organizaciones del Campo (CLOC), analisa a luta pela terra na Argentina e na América Latina, o papel da integração dos movimentos sociais do continente e como as organizações devem agir nas mobilizações de massa recentes.

"União continental é necessária para enfrentar capital financeiro"

Agrotóxicos

O governo brasileiro pretende criar uma comissão técnica para analisar e registrar novos agrotóxicos. A medida ocorre por pressão dos setores do agronegócio, principalmente das grandes empresas que lucram com a venda desses produtos no país e da bancada ruralista.

Brasil: agronegócio quer comissão de fachada para facilitar entrada de novos agrotóxicos

Agronegocio

"Os especialistas avaliam que a alta inflacionária dos alimentos se deve, em grande parte, à política agrícola adotada pelo governo brasileiro, que prioriza as exportações do agronegócio em vez do abastecimento interno."

Brasil: inflação dos alimentos está ligada à hegemonia do agronegócio, afirmam especialistas

Criminalización de la protesta social / Derechos humanos

O Pará é o estado brasileiro com maior índice de trabalho escravo, crimes ambientais e assassinato de trabalhadores no campo que lutam pela terra.

Brasil: Ofensiva das empresas intensifica violência no Pará, diz dirigente do MST