MST - Brasil

As mulheres da Via Campesina realizaram manifestações, protestos e ocupações em 17 estados contra o agronegócio e em defesa da Reforma Agrária, na jornada nacional de lutas em torno do Dia das Mulheres, em 8 de Março, desde o começo da semana passada.

Brasil: mulheres da Via Campesina fazem protestos em 17 estados contra agronegócio

Cerca de 500 mulheres da Via Campesina, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), da Comissão Pastoral da Terra (CPT) e do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) ocuparam na manhã desta quinta-feira (06/03) a sede da Codevasf (Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco), em Petrolina, sertão de Pernambuco, em protesto contra o modelo de desenvolvimento implantado na região.

Brasil: mulheres da Via Campesina ocupam sede da Codevasf em Pernambuco

Cerca de 1.500 mulheres da Via Campesina realizam hoje, dia 07, protestos e mobilizações para denunciar os crimes da transnacional Suíça Syngenta Seeds, responsável pelo assassinato do trabalhador Valmir Mota de Oliveira e o ataque ao acampamento da Via Campesina, em outubro passado, em Santa Tereza do Oeste, no Paraná. As mulheres se mobilizam com o lema "Mulheres da Via Campesina em Defesa da Saúde, da Biodiversidade e da Vida!”.

Mulheres da Via Campesina se mobilizam em todo o Brasil

As mulheres da Via Campesina ocuparam uma unidade de pesquisa biotecnológico da empresa americana Monsanto e destruíram um viveiro e o campo experimental de milho transgênico, em Santa Cruz das Palmeiras (na altura do km 229 da Anhanguera), no interior de São Paulo, na manhã desta sexta-feira (07/03)

Brasil: Via Campesina ocupa Monsanto e destrói experimentos transgênicos em SP

Oito rodovias do Rio Grande do Sul estão sendo bloqueadas durante o dia de hoje (05/03) por trabalhadores rurais Sem Terra. As ações pretendem denunciar a violência e os abusos cometidos pela Brigada Militar e o Governo Yeda Crusius durante o despejo de 900 trabalhadoras rurais, ontem, na Fazenda Tarumã, em Rosário do Sul

Brasil: MST bloqueia rodovias em protesto contra violência da polícia

Um contingente da Brigada Militar invadiu de forma violenta o acampamento das mulheres da Via Campesina na Fazenda Tarumã, em Rosário do Sul, por volta das 17h, nesta terça-feira. As primeiras informações da área registram que há centenas de agricultoras feridas. As cerca de 250 crianças que estavam no acampamento foram separadas das mães e colocadas deitadas com as mãos na cabeça. Ferramentas de trabalho foram apreendidas e barracos destruídos.

Brasil: noticias da ocupação das mulheres da Via Campesina no Rio Grande do Sul

Brasil: URGENTE: brigada militar invade acampamento e fere camponesas

“As grandes empresas não querem produzir alimentos, querem produzir lucro. Apenas 50 transnacionais controlam toda a produção agrícola no mundo”. A afirmação é de José Batista de Oliveira, integrante da coordenação nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). De acordo com Oliveira, o problema dos preços dos alimentos, em alta no mundo inteiro, está ligado à especulação e à utilização de parte da terra para produzir etanol."

Brasil: 50 empresas controlam preço dos alimentos