Marco Weissheimer

Transgénicos

Está cada vez mais claro que o debate sobre os transgênicos é insuficiente no Brasil e que decisões importantes vêm sendo tomadas sem que a comunidade científica e a população de um modo geral tenham informações adequadas e espaços de debate para se manifestar.

Brasil: Projetos pró-transgênicos avançam no Congresso; pesquisadores criticam ausência de debate

Acaparamiento de tierras

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) está preocupado com a estrangeirização das terras brasileiras, a partir da compra dessas áreas por proprietários estrangeiros em uma intensidade que colocaria em risco a soberania nacional.

MST quer debate sobre compra de terras por estrangeiros no Brasil

Agronegocio

Nos três estados do Sul do Brasil, estima-se que paisagens típicas já estejam reduzidos a menos de 40% de sua área original.

Brasil: Os campos do Sul vão virar uma grande lavoura de soja?

Salud

Em cerca de dez anos, a produção de agrotóxicos no Brasil cresceu entre 80 e 90% e o consumo aumentou aproximadamente 190%. Hoje é legal no Brasil e em outros países intoxicar ou contaminar alguém com agrotóxico, uma vez que a legislação admite um limite supostamente tolerável para o nosso organismo. A realidade é que as coisas não estão sendo ditas como deveriam. Agrotóxico é veneno e não há um uso seguro do mesmo. A avaliação do coordenador do Fórum Nacional de Combate ao uso abusivo de Agrotóxicos, Pedro Luiz Gonçalves Serafim da Silva, é uma advertência à toda sociedade e, em particular, ao Poder Judiciário e aos meios de comunicação, sobre a maneira que o tema vem sendo tratado no Brasil.

“Hoje é legal contaminar alguém com agrotóxico no Brasil”, critica procurador

brasil

Quando iniciou o debate sobre a utilização de Organismos Geneticamente Modificados (OGMs) na agricultura, uma das principais promessas feitas por seus defensores era que o cultivo de transgênicos, entre outros benefícios, traria uma diminuição do uso de agrotóxicos, em função do desenvolvimento de plantas resistentes a pragas. Passadas cerca de duas décadas, o que se viu no Brasil foi exatamente o contrário.

Brasil: Ao contrário do prometido, transgênicos trouxeram aumento do uso de agrotóxicos

O empreendimento tem como objetivo a exploração de jazidas de fosfato e a produção de ácido sulfúrico em Anitápolis, envolvendo um pesado impacto ambiental em uma das áreas mais belas de Santa Catarina, berço e nascente de importantes rios

Brasil: projeto de fosfateira ameaça baleias em Santa Catarina

Organismos internacionais e cientistas lançam novas advertências sobre as ameaças do aquecimento do planeta. Segundo a FAO, segurança alimentar está ameaçada. Ecologistas espanhóis dizem que 200 milhões de pessoas podem virar refugiados ambientais. Na Inglaterra, cientistas dizem que mundo deve ultrapassar o limite considerado perigoso

Novos alertas sobre os efeitos do aquecimento global

Apicultores gaúchos e catarinenses relatam desaparecimento de abelhas em níveis inéditos. Alguns produtores registram perdas de 25% na produção de mel. Pesquisador diz que uma das causas do fenômeno pode ser a influência de lavouras transgênicas

Abelhas estão desaparecendo no sul do Brasil