Maura Silva

brasil

O setor está sendo atingido em cheio pela reversão dos preços das commodities com a crise chinesa, colocando em cheque a dependência econômica do país.

Agronegócio se apropria de recursos públicos para sanar prejuízo que lhe é inerente

18736745539_009e0c94da_b

MAPA anuncia um dos maiores planos de desenvolvimento do Cerrado, mas na prática pode significar um grande retrocesso ambiental e social.

Brasil: Em nome do lucro, Kátia Abreu e cia decretam a extinção do Cerrado

18196663811_1a821eed07_b

Os recursos destinados ao Incra vêm sofrendo um declínio sistemático nos últimos anos. De 2010 a 2014, o orçamento anual do órgão caiu 85%.

Brasil: Governo federal corta mais de 50% dos recursos da Reforma Agrária

Transgénicos

Foi necessário pouco mais de um mês apenas para que a votação sobre a liberação de plantio comercial de eucalipto transgênico voltasse à pauta da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio).

Brasil: CTNBio pretende novamente votar liberação de eucalipto transgênico

Transgénicos

O Brasil é um dos maiores produtores de celulose do mundo: estima-se que mais de 5 milhões de hectares sejam destinados à plantação de florestas de eucaliptos, que em 2014 fez com que seus produtores lucrassem 600 dólares por tonelada, atividade das mais rentáveis do setor.

Brasil: Preste a ser aprovado, eucalipto transgênico trará mais danos ambientais

bra1

O lobby do agronegócio, baseado na figura da terra produtiva, coberta de verde e alimentos foram criado em cima de falácias e dados que não condizem com a realidade. Essa foi uma lenda construída exclusivamente para beneficiar o setor que mais lucra economicamente no país. E que só este ano aumentou seu faturamento em 117%.

Pequenas propriedades têm 95,9% de produção ativa contra 3% das grandes. Brasil

Tierra, territorio y bienes comunes

Las 3 mil familias del Campamento Don Tomás Balduino, ubicado en la hacienda Santa Mónica, entre los municipios de Alexânia, Corumbá y Abadiânia, Estado de Goiás, corren el riesgo de ser desalojadas, en el caso que el pedido de reintegro de posesión agendado para el 24 de noviembre se cumpla.

Brasil: Sin Tierra inician huelga de hambre contra desalojo del área del senador Eunicio de Oliveira