Maurício Hashizume

Órgãos estaduais do Tocantins travam reconhecimento de direitos constitucionais quilombolas

Comunidades quilombolas do Tocantins têm enfrentado uma série de barreiras para manter válidos os seus Cadastros Ambientais Rurais (CARs), exigidos por lei desde a reforma do Código Florestal, em 2012. O cadastro é uma etapa necessária para a busca de recursos e de outros tipos de apoio para projetos locais.

Órgãos estaduais do Tocantins travam reconhecimento de direitos constitucionais quilombolas

Agronegocio

Rastreamentos divulgados em site especial apresentam descrições de casos ocorridos na Amazônia, empresas envolvidas, a relação com o consumidor paulistano e a posição assumida pelas companhias diante das constatações.

Brasil: pesquisa rastreia mais cadeias com problemas socioambientais

Presentes em reunião científica realizada no Rio de Janeiro, pesquisadores acadêmicos reforçam apoio à democratização da terra e à emenda constitucional que confisca propriedade de quem explora trabalho escravo.

Estudiosos pedem reforma agrária e punição a escravagistas

Relatório sobre a violência contra os povos indígenas nos últimos dez anos retrata o agravamento de assassinatos e outras formas de agressão, acompanhadas de uma ação organizada crescente de discriminação na sociedade

Brasil: indígenas sofrem com escalada de discriminação e mortes

Documento da Comissão Pastoral da Terra (CPT) aponta aumento de mais de 100% de mortes causadas indiretamente por problemas relacionados com a opção pelo agronegócio

Campo brasileiro: relatório revela explosão de mortes por causas indiretas em 2005