Najar Tubino

sementes

Mesmo com as ameaças das sementes transgênicas, o povo do semiárido continua fazendo os seus estoques de sementes crioulas.

A revolução das sementes no semiárido brasileiro

Agronegocio

Araripe em tupi guarani significa “onde o dia começa primeiro”, traduz a altitude da serra, mas hoje em dia o grande significado no sertão é a conscientização de agricultores e agricultoras, a disseminação do conhecimento da agricultura camponesa e a capacidade de enfrentar a seca, com a aplicação de tecnologias de convivência com o semiárido. Esta história também é a linha do tempo da Caatinga, a organização mais antiga que atua na região, quase 30 anos de dedicação e 10 mil cisternas de placa construídas.

Brasil: A mobilização social na Chapada do Araripe

Encrenca internacional na última chapada

Os 'players' do agronegócio mundial têm comprado terras que grileiros tomaram de comunidades rurais, e tudo isso apoiados por políticos e bancos públicos.

Brasil: Encrenca internacional na última chapada

brasil

Muitos fundos de investimentos multimercados entraram no negócio de terras. George Soros, por exemplo, conta com 270 mil hectares.

Bancada ruralista: legalizar para rentabilizar a terra

agroec1

A agricultura familiar produz a maior parte da comida dos brasileiros e envolve mais de 12 milhões de pessoas, tudo isso preservando o meio ambiente.

Agroecologia: os desafios econômicos, sociais e ambientais da agricultura familiar

Minería

Empresa do grupo de Daniel Dantas ameaça um assentamento de despejo para explorar jazidas de minerais que deixam um rastro de destruição ambiental.

Brasil: Mineração, o banqueiro predador e o sonho dos assentados

67650498e04f89f9fa8b54f1e7881087

A produção agroecológica é uma realidade que os donos do poder - os mesmos que comandam a produção de commodities - fazem de tudo para não dar visibilidade.

Brasil: A resistência da agroecologia no Pantanal

semillas

As sementes exterminadoras e traidoras agregam um mecanismo composto de vários transgenes que bloqueiam o seu uso, destruindo a biodiversidade mundial.

Transgênicos: a estratégia da inovação de exterminadores e traidores