Organizaciones brasileras

Nós, organizações e movimentos populares vindos de vários cantos das Bacias Hidrográficas do Rio São Francisco, Rio Doce, Rio Jequitinhonha e Paraíba do Sul, nos reunimos nos dias 19 a 22 de março de 2011, em Ouro Preto, Minas Gerais, no Encontro dos Atingidos e Atingidas pela Mineração na Bacia do Rio São Francisco

Brasil: mineração "bem privado, mal público"

Megaproyectos

A liberação das obras de Belo Monte, assinada nessa quarta, 26, pelo Ibama, é o primeiro grande crime de responsabilidade do governo federal neste ano que nem bem começou.

Brasil: licença de Belo Monte é brutalidade sem precedente contra o povo do Xingu

Pueblos indígenas

Os Movimentos Sociais de Altamira vêm a público denunciar a manipulação do Governo Federal, Fundação Nacional do Índio (Funai) e da Norte Energia junto à associação dos indígenas moradores de Altamira-PA.

Brasil: Funai vem manipulando associações indígenas no Pará. Nota dos Movimentos Sociais

Megaproyectos

Questões jurídicas e mobilizações políticas foram foco do I Encontro dos 4 Rios – Seminário sobre os projetos de hidrelétricas, eclusas e hidrovias nos rios Tapajós, Madeira, Xingu e Teles Pires

Brasil: lideranças sociais e indígenas do PA, RO e MT fecham aliança contra usinas

Crisis climática

Nesta quarta-feira (16/12), entidades da sociedade civil e movimentos sociais - entre eles, o MST - divulgaram carta em que questionam os rumos do programa de Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação (Redd). "Vemos com muita preocupação a tendência à inclusão do mercado na agenda das negociações de Redd", aponta o texto, subscrito por 14 entidades.

COP15: entidades brasileiras divulgam alerta sobre Redd

Agricultura campesina y prácticas tradicionales

O Código Florestal Brasileiro é um patrimônio da sociedade brasileira e uma referência internacional no que se refere à legislação sobre o meio ambiente e a utilização dos seus recursos.

Entidades publicam manifesto em defesa do Código Florestal

Defensa de los derechos de los pueblos y comunidades

"A Plataforma BNDES, articulação de mais de trinta organizações, movimentos e redes da sociedade civil brasileira, realizará entre os dias 23 e 25 de novembro no Circo Voador, no Rio de Janeiro, o I Encontro Sul-Americano de Populações Afetadas pelos Projetos Financiados pelo BNDES..."

I Encontro Sul-Americano de Populações Afetadas pelos Projetos Financiados pelo BNDES

Cerca de 150 famílias quilombolas de Brejo dos Crioulos e integrantes do MST ocuparam, no dia 4 de julho, a Fazenda São Miguel no Território Quilombola Brejo dos Crioulos, na rgião norte de Minas Gerais. No dia 20 de agosto, foram por ordem judicial despejadas. Sem as terras, ocuparam nesta terça-feira (2/9) a Fazenda de José Maria, no mesmo território

Brasil: MST e quilombolas fazem ocupação em Minas Gerais