Organizaciones brasileras

Defensa de los derechos de los pueblos y comunidades

Ao contrário do anúncio de que a presidente aprofundará as boas políticas sociais do governo anterior, na área socioambiental, contrariando o processo histórico, há uma completa descontinuidade.

Alerta sobre retrocessos socioambientais do governo Dilma

imagen documentário sobre os impactos dos agrotóxicos

O Comitê do Rio de Janeiro da Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e pela Vida convida para o lançamento do mais novo documentário de Silvio Tendler: “O veneno está na mesa”. A exibição será no dia 25 de julho, segunda-feira, às 20h, no Teatro Casa Grande.

Brasil: Silvio Tendler lança documentário sobre os impactos dos agrotóxicos

Nós, organizações e movimentos populares vindos de vários cantos das Bacias Hidrográficas do Rio São Francisco, Rio Doce, Rio Jequitinhonha e Paraíba do Sul, nos reunimos nos dias 19 a 22 de março de 2011, em Ouro Preto, Minas Gerais, no Encontro dos Atingidos e Atingidas pela Mineração na Bacia do Rio São Francisco

Brasil: mineração "bem privado, mal público"

Megaproyectos

A liberação das obras de Belo Monte, assinada nessa quarta, 26, pelo Ibama, é o primeiro grande crime de responsabilidade do governo federal neste ano que nem bem começou.

Brasil: licença de Belo Monte é brutalidade sem precedente contra o povo do Xingu

Pueblos indígenas

Os Movimentos Sociais de Altamira vêm a público denunciar a manipulação do Governo Federal, Fundação Nacional do Índio (Funai) e da Norte Energia junto à associação dos indígenas moradores de Altamira-PA.

Brasil: Funai vem manipulando associações indígenas no Pará. Nota dos Movimentos Sociais

Megaproyectos

Questões jurídicas e mobilizações políticas foram foco do I Encontro dos 4 Rios – Seminário sobre os projetos de hidrelétricas, eclusas e hidrovias nos rios Tapajós, Madeira, Xingu e Teles Pires

Brasil: lideranças sociais e indígenas do PA, RO e MT fecham aliança contra usinas

Crisis climática

Nesta quarta-feira (16/12), entidades da sociedade civil e movimentos sociais - entre eles, o MST - divulgaram carta em que questionam os rumos do programa de Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação (Redd). "Vemos com muita preocupação a tendência à inclusão do mercado na agenda das negociações de Redd", aponta o texto, subscrito por 14 entidades.

COP15: entidades brasileiras divulgam alerta sobre Redd

Agricultura campesina y prácticas tradicionales

O Código Florestal Brasileiro é um patrimônio da sociedade brasileira e uma referência internacional no que se refere à legislação sobre o meio ambiente e a utilização dos seus recursos.

Entidades publicam manifesto em defesa do Código Florestal