Organizações e movimentos do Brasil

Juntos para ação climática: com quem e para quê?

Diante desta grande “feira do clima” e considerando aquilo que o termo “ações climáticas” vem apontando na prática, nós, organizações e movimentos da sociedade civil brasileira, entendemos que é fundamental perguntar: juntos com quem e para quê?

Juntos para ação climática: com quem e para quê?

Organizações lançam manifesto pela agroecologia e contra os agrotóxicos no Estado de São Paulo

O Brasil é um dos campeões no uso de agrovenenos e, nos últimos anos, a liberação de novos produtos tem batido recordes.

Organizações lançam manifesto pela agroecologia e contra os agrotóxicos no Estado de São Paulo

Brasil - “Pela democracia e contra a fome”: Em manifesto, organizações denunciam violações

O documento destaca que muitos dos retrocessos vividos agora são atribuídos à política de austeridade econômica, que agravou a crise do país. "Comida é direito, é patrimônio e é cultura e a nossa fome é também por justiça, democracia e direitos."

Brasil - “Pela democracia e contra a fome”: Em manifesto, organizações denunciam violações

agroforesta e nossa casa

Casas, escola, área de produção, ciranda infantil, centro comunitário, sede da agroindústria de processamento de alimentos, viveiro de mudas e os 20 hectares de agrofloresta em produção: tudo isso está ameaçado.

Agrofloresta é nossa casa. Campanha denuncia ameaça de despejo e defende Acampamento José Lutzenberg

Extractivismo

Mais de 80 organizações e indivíduos do mundo inteiro mandaram a carta abaixo para autoridades no Brasil, Alemanha e Califórnia/EUA, repudiando “toda e qualquer tentativa de intimidar ou censurar as pessoas e organizações que criticam e se opõem ás políticas ambientais e climáticas que vêm sendo implementadas pelo governo do Acre”.

Brasil: Moção de repúdio e solidariedade frente a ameaças às lideranças no Acre

fora-temer

A lista de retrocessos segue com as tentativas de enfraquecimento do licenciamento ambiental e da fiscalização sobre a mineração a liberação de agrotóxicos.

Brasil: Governo e ruralistas se unem contra o futuro do país

sem agua cerrado

A campanha busca valorizar a biodiversidade e as culturas dos povos e comunidades do Cerrado, que lutam pela sua preservação. A água é o mote atual da Campanha (Sem Cerrado, sem água, sem vida) para reforçar o papel central do Cerrado no abastecimento de água do país.

Brasil: Campanha Nacional em Defesa do Cerrado

mab

"Afirmamos nosso compromisso de fortalecer a organização e a luta dos atingidos e atingidas por barragens em toda a Bacia do Rio Doce. Reafirmamos toda solidariedade às justas ações necessárias para que a vida seja reestabelecida. Que possamos construir um futuro melhor para todos e todas. Um ano de lama, um ano de luta! Somos todos atingidos e atingidas!"

Brasil: Documento final da Marcha e do Encontro “Um ano de lama e luta”