Rafael Tatemoto

- Foto de Marcelo Camargo

Em audiência pública realizada nesta terça (9), ministra da Agricultura foi questionada sobre uso de glifosato.

Ministra afirma que não há como banir agrotóxico cancerígeno das lavouras brasileiras

- Foto por FAO.

O Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) encerrou suas atividades nesta quarta-feira (30), por conta das mudanças administrativas trazidas pela Medida Provisória 870 de 2019, editada pelo governo Bolsonaro. 

Referência em políticas de combate à fome, Consea fechou as portas nesta quarta (30)

Agrotóxicos

"É uma bancada de muito poder. A votação do 'Pacote do Veneno' é um indicador do predomínio dos interesses contrários à maioria da população no Congresso. O número de ruralistas no Parlamento tem que ser entendido pela perspectiva de quem financiou as campanhas eleitorais desse setor".

Brasil: Ruralistas interditam debate sobre agrotóxicos na Câmara

trangénicos

Idec critica proposta de alteração em embalagens com produtos geneticamente modificados. A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado aprovou, na terça-feira (19), uma proposta para flexibilizar a forma em que os produtos transgênicos são rotulados no país.

Brasil: Flexibilização de rótulo para transgênicos avança no Senado

Latifúndios são 83% dos terrenos privados do Mato Grosso do Sul 2

Mato Grosso do Sul é o campeão nacional dos latifúndios, que representam 83% dos terrenos privados do estado, segundo Atlas Agropecuário, lançado pela Imaflora em parceria com o GeoLab, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da Universidade de São Paulo (USP). Apenas 4% do território é formado por áreas protegidas.

Brasil: Latifúndios são 83% dos terrenos privados do Mato Grosso do Sul

Extractivismo

"A campanha tem várias dimensões. Uma primeira é dar visibilidade à presença da diversidade humana, cultural e natural do Cerrado. Outra é visibilizar a importância do bioma para o conjunto da vida em outras regiões. E ainda, por outro lado, mostrar como tudo isso está em risco".

Brasil: Entidades lançam campanha em defesa do cerrado

agroecologia

Em entrevista, o advogado Gladstone Leonel Júnior comenta o livro "Direito à Agroecologia". O debate sobre um novo modelo agrícola, que garanta alimentação saudável para a população brasileira e respeito ao meio ambiente, tem se consolidado no meio acadêmico e influenciado discussões na sociedade.

"Agroecologia potencializa outros direitos humanos", afirma pesquisador