Rafael Tatemoto

- Foto por FAO.

O Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) encerrou suas atividades nesta quarta-feira (30), por conta das mudanças administrativas trazidas pela Medida Provisória 870 de 2019, editada pelo governo Bolsonaro. 

Referência em políticas de combate à fome, Consea fechou as portas nesta quarta (30)

Agrotóxicos

"É uma bancada de muito poder. A votação do 'Pacote do Veneno' é um indicador do predomínio dos interesses contrários à maioria da população no Congresso. O número de ruralistas no Parlamento tem que ser entendido pela perspectiva de quem financiou as campanhas eleitorais desse setor".

Brasil: Ruralistas interditam debate sobre agrotóxicos na Câmara

trangénicos

Idec critica proposta de alteração em embalagens com produtos geneticamente modificados. A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado aprovou, na terça-feira (19), uma proposta para flexibilizar a forma em que os produtos transgênicos são rotulados no país.

Brasil: Flexibilização de rótulo para transgênicos avança no Senado

Latifúndios são 83% dos terrenos privados do Mato Grosso do Sul 2

Mato Grosso do Sul é o campeão nacional dos latifúndios, que representam 83% dos terrenos privados do estado, segundo Atlas Agropecuário, lançado pela Imaflora em parceria com o GeoLab, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da Universidade de São Paulo (USP). Apenas 4% do território é formado por áreas protegidas.

Brasil: Latifúndios são 83% dos terrenos privados do Mato Grosso do Sul

Extractivismo

"A campanha tem várias dimensões. Uma primeira é dar visibilidade à presença da diversidade humana, cultural e natural do Cerrado. Outra é visibilizar a importância do bioma para o conjunto da vida em outras regiões. E ainda, por outro lado, mostrar como tudo isso está em risco".

Brasil: Entidades lançam campanha em defesa do cerrado

agroecologia

Em entrevista, o advogado Gladstone Leonel Júnior comenta o livro "Direito à Agroecologia". O debate sobre um novo modelo agrícola, que garanta alimentação saudável para a população brasileira e respeito ao meio ambiente, tem se consolidado no meio acadêmico e influenciado discussões na sociedade.

"Agroecologia potencializa outros direitos humanos", afirma pesquisador