Repórter Brasil

Parou por quê? A reforma agrária no governo Bolsonaro

A reforma agrária saiu da lista de prioridades do governo federal há mais de uma década. Mas, na gestão de Jair Bolsonaro, a criação de novos assentamentos para alojar famílias sem-terra foi totalmente paralisada.

Parou por quê? A reforma agrária no governo Bolsonaro

corpo1

Dez grandes companhias – entre elas Unilever, Nestlé, Procter & Gamble, Kraft e Coca-Cola – abocanham de 60% a 70% das compras de uma família e tornam o Brasil um dos países com maior nível de concentração no mundo.

A concentração das empresas nas gôndola do supermercado

Pueblos indígenas

Povos Truká e Pipipan sofrem impactos das obras e temem ver terras alagadas antes de demarcação oficial.

Transposição do São Francisco ameaça terras indígenas

Agroecología

A Articulação Nacional da Agroecologia (ANA) lançou na semana passada vídeo do projeto Curta Agroecologia que mostra os benefícios e caminhos encontrados pelos agricultores do centro-sul paranaense para o cultivo e multiplicação de sementes crioulas.

Vídeo mostra resistência a transgênicos no Paraná, Brasil: "Sementes e histórias"

DSC02745-606x404

"Da forma que foi conduzida, a implantação do Programa de Produção de Palma de Óleo no Pará, com apoio, incentivos e suporte técnico e financeiro dos governos federal e estadual, da iniciativa privada e até de setores sindicais, pouco foi debatida com o mais importante público alvo - os agricultores familiares. Muito se prometeu e pouco se discutiu sobre seus impactos nos modos de vida tradicionais e sobre outras alternativas de renda e desenvolvimento."

Expansão do dendê na Amazônia brasileira: uma análise dos impactos sobre a agricultura familiar no nordeste do Pará

Sistema alimentario mundial

“Carne, Osso retrata o duro cotidiano dos trabalhadores nos frigoríficos brasileiros de abate de aves, bovinos e suínos, que estão expostos constantemente a facas, serras e outros instrumentos cortantes; realização de movimentos repetitivos que podem gerar graves lesões e doenças; pressão psicológica para dar conta do alucinado ritmo de produção; jornadas exaustivas até mesmo aos sábados; ambiente asfixiante e, obviamente, frio – muito frio.”

Documentário “Carne, Osso” pode ser visto na íntegra pela internet

Agronegocio

Relatório da ONG Repórter Brasil sobre impactos das commodities e conflitos com fazendeiros em seis aldeias pretende auxiliar discussão sobre a corresponsabilidade da cadeia produtiva das duas culturas no drama vivido pelos indígenas no Estado.

Brasil: Estudo discute a produção de soja e cana em áreas indígenas no Mato Grosso do Sul

Defensa de los derechos de los pueblos y comunidades

Os debates sobre o Código Florestal evidenciaram duas propostas distintas de modelo para a produção familiar: por um lado, a defesa de práticas agroecológicas, policultivos, sistemas agroflorestais e utilização sustentável e integrada dos recursos naturais, e por outro uma agricultura mais tecnificada e integrada ao mercado de commodities.

Repórter Brasil avalia as relações entre Código Florestal e Agricultura Familiar