Sucena Shkrada Resk

2018: a crônica ambiental dos 30 anos

"Muitos ativistas como Chico Mendes perderam suas vidas em um modelo de desenvolvimento ainda predatório e vivem sob tensão. Mas imagine se a Constituição de 88 não tivesse sido gestada? Faça só por um momento este exercício. Deu tempo para refletir? O que hoje é uma nova roupagem de opressão poderia estar ainda mais enraizada na esquizofrenia de uma democracia, que tem recaídas calcadas nas distorções que marcam a disputa do poder."

2018: a crônica ambiental dos 30 anos

fumigaciones aereas

"O quadro de vulnerabilidade a que somos expostos com a “insegurança” alimentar e ataque aos direitos humanos mais básicos é cada vez maior no Brasil. Inúmeros casos de sobrevoos de pulverizações aéreas de agrotóxicos são notificados pelo país, mas a maioria de nós, sequer sabe quando, quem e o que recebeu a carga destes produtos químicos e seus efeitos."

Brasil - #Pulverizaçãoaérea: Sabemos realmente as externalidades negativas do ciclo do que comemos?

manifestacao_cruz_foto_pedro_franca_agencia_senado

"A rota da violência no campo no estado de Mato Grosso entre 1985 e abril de 2017, transita do trabalho escravo a vítimas fatais. Resultou em 136 mortes, em 46 dos 141 municípios, e 87 tentativas de assassinato, como destaca levantamento feito pela Comissão da Pastoral da Terra(CPT). Entre as vítimas, estão principalmente camponeses, posseiros, assentados, lideranças religiosas e sindicais, indígenas e quilombolas."

Brasil: As diferentes facetas do retrato da violência no campo em Mato Grosso

Tierra, territorio y bienes comunes

"O texto abre precedentes à facilitação de grandes empreendimentos hidrelétricos e do agronegócios, com a dispensa do licenciamento ambiental às atividades agropecuárias e de florestas plantadas"

Brasil: A legislação socioambiental sob o ataque da artilharia ruralista no Congresso Nacional

Tierra, territorio y bienes comunes

“A Amazônia não precisa de mais nenhuma hidrelétrica. A primeira riqueza aqui está nas vozes dos atingidos que sentem na pele os impactos e consequência de Belo Monte, no Madeira, na Bacia do Tapajós e que estão se defendendo de futuras hidrelétricas” disse Sérgio Guimarães.

Organizações sociais assinam manifesto sobre cenário desafiador da Amazônia coberta por hidrelétricas

Extractivismo

“A utilização do carvão é um retrocesso que afasta o Brasil do Acordo de Paris e contraria as próprias medidas anunciadas pelo governo federal de reduzir as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEEs)”, diz Sérgio Guimarães.

Brasil: Organizações socioambientais reagem a artigo de medida provisória que libera mais termelétricas no país

trans

"O PL gera apreensão, porque mais uma vez, no âmbito legislativo, se tenta criar um universo lúdico semântico e de normas legais que podem potencialmente mascarar os perigos presentes nos agrotóxicos ao cidadão comum".

Agrotóxicos: Mais um projeto polêmico na Câmara