Thalles Gomes

Criminalización de la protesta social / Derechos humanos

Há 23 anos, no dia 23 de Julho de 1987, no município de Jan-Rabel, departamento Noroeste, ocorria um dos maiores massacres da história recente do Haiti. Na altura da Encruzilhada Bazen, uma emboscada arquitetada por latifundiários, militares, políticos locais e membros da Igreja reacionária abriu fogo contra centenas de camponesas e camponesas que marchavam pacificamente rumo a uma assembléia do Grupo Tèt Ansan Jan-Rabel ak Bochan.

Haiti: 23 anos do Massacre de Jan-Rabel

Transgénicos

A notícia de que a multinacional Monsanto iniciou uma doação de 475 toneladas de sementes de milho ao Haiti vem causando sérias divergências na sociedade haitiana, em especial nos movimentos camponeses.

Camponeses haitianos convocam marcha contra Monsanto

Transgénicos

Sementes transgênicas estão sendo doadas ao Haiti pela empresa estadunidense Monsanto. A denúncia foi feita no último dia 10 de maio em artigo escrito pelo Padre inglês Jean-Yves Urfié, ex-professor de química do Collège Saint Martial, em Porto Príncipe.

Monsanto e o Projeto Vencedor no Haiti

Sob o lema “Segurança e Soberania Alimentar são as maiores armas para combater a fome no mundo, especialmente no Haiti”, centenas de camponeses e camponesas haitianas marcharam pelas ruas do município de Gwomòn, no departamento de Latibonit. A marcha fez parte de uma série de manifestações que se espalharam pelo país no último sábado, primeiro de maio, Dia Internacional dos Trabalhadores

Camponeses haitianos marcham pela Reforma Agrária