Verena Glass

DSC01955 1

Relatório detalha cadeias produtivas no Mato Grosso do Sul e aponta impactos da expansão do plantio. Documento ajuda no debate sobre responsabilidade de empresas nos conflitos envolvendo fazendeiros.

Brasil: Estudo denuncia produção de soja e cana em terras dos Guarani-kaiowá

DSC00488-1024x682

Nesta quarta, 18, dia em que aconteceu no Rio a assembleia de acionistas da mineradora Vale SA, cerca de 150 manifestantes, representantes de comunidades e de trabalhadores afetados pela Vale, promoveram uma manifestação em frente à sede da empresa para protestar contra violações de direitos trabalhistas e sociais e graves impactos ambientais dos projetos da mineradora no Brasil e em outros países onde atua.

Brasil: em dia de protestos contra a Vale, afetados lançam Relatório de Insustentabilidade da empresa

Agrocombustibles

Preocupado em consolidar liderança no setor, Itamaraty trabalha para evitar que precaução a possíveis impactos de agrocombustíveis na biodiversidade sejam debatidos na Convenção sobre Diversidade Biológica das Nações Unidas.

Brasil quer afastar precaução ambiental de agrocombustíveis

Megaproyectos

Por volta das 5 h da manhã desta segunda, 21, cerca de 400 manifestantes, entre moradores de Altamira, agricultores familiares e ribeirinhos, fecharam a rodovia Transamazônica na altura do km 18 no trecho Altamira – Marabá, em protesto contra o projeto de construção da hidrelétrica de Belo Monte.

Brasil: manifestantes contra Belo Monte bloquearam a Transamazônica em Altamira, PA.

Transgénicos

Entre o final de 2009 e o início de 2010, é possível que o Brasil conquiste mais um (triste) título em termos de inovação: será o primeiro país do mundo a liberar o plantio comercial de uma variedade de arroz transgênico - o LL62 da Bayer S/A.

Brasil: Um raio-x da CTNBio

Ação violenta contra acampamento indígena teve, segundo relatório da Funai, participação de funcionários da Usina São Fernando, parceria do Bertin e da Agropecuária JB. MPF poderá fazer denúncia por tentativa de genocídio

Brasil: ataque a indígenas Guarani-Kaiowá, em Dourados

Dirigente do Grupo de Trabalho Amazônico (GTA) e membro do Conselho Internacional do FSM, Adilson Vieira faz um raio X da realidade vivida pelas populações tradicionais da Amazônia nos últimos 20 anos e a importância da realização do FSM 2009 para os povos da floresta

Brasil: a Amazônia dos povos da floresta. Entrevista - Adilson Vieira

Moratória da soja na Amazônia completa um ano com avaliação positiva de compradores estrangeiros e ONGs quanato à queda do desmatamento, mas monitoramento da cadeia produtiva ainda é deficiente

Brasil: um ano depois, boicote à soja da Amazônia carece de monitoramento