Campanha em Defesa do Cerrado

Idioma Portugués
País Brasil

A Campanha Nacional em Defesa do Cerrado, que tem como tema “Cerrado, Berço das Águas: Sem Cerrado, Sem Água, Sem Vida”, possui o objetivo de alertar a sociedade e denunciar a destruição do bioma Cerrado e as violências contra os povos e comunidades que vivem neste espaço.

Sabia que 52% do Cerrado já foram destruídos?

A água é o tema central da Campanha. Mas por que essa escolha? O Cerrado é conhecido como a “caixa d´água do Brasil” e “berço das águas”, pois é neste espaço territorial onde nascem as três maiores bacias hidrográficas da América do Sul, Amazônica/Tocantins, São Francisco e Prata. “Nós dependemos de água para viver. 70% do nosso corpo é agua”, ressalta Isolete Wichinieski, da Comissão Pastoral da Terra (CPT) – uma das entidades que faz parte da Campanha. “Defender o Cerrado é preservar as águas, é preservar a vida e todos e todas são responsáveis por isso”, completa.

A Campanha é promovida por 36 organizações, movimentos sociais, e entidades religiosas, como a CNBB. Esse grupo, em sintonia com povos e comunidades do Cerrado, tem olhado com preocupação para o bioma, que tem sofrido ações devastadoras nos últimos tempos, assim como as pessoas que vivem nesse espaço.

Objetivos da Campanha – Pautar e conscientizar a sociedade, em nível nacional e internacional, sobre a importância do Cerrado e os impactos dos grandes projetos do agronegócio, da mineração e de infraestrutura; dar visibilidade à realidade das Comunidades e Povos do Cerrado, como representantes da sociobiodiversidade, conhecedores e guardiões do patrimônio ecológico e cultural dessa região; fortalecer a identidade dos Povos do Cerrado, envolvendo a população na defesa do bioma e na luta pelos seus direitos; e manter intercâmbio entre as comunidades dos Cerrados brasileiros com as comunidades de Moçambique, na África, impactadas pelos projetos do Programa Pró-Savana.

MATOPIBA: Que bicho é esse?

Conheça, a partir do olhar de quem vive no Cerrado brasileiro, as causas e efeitos do projeto de destruição ambiental intitulado MATOPIBA. Este Plano de ‘’Desenvolvimento Agropecuário’’, que influi principalmente nos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, deixa seu legado de devastação em nossa sociedade, sobretudo nas comunidades camponesas e nos povos tradicionais e originários.

Produção: Goose Audiovisual em parceria com a Comissão Pastoral da Terra.

http://semcerrado.org.br/

Temas: Biodiversidad

Comentarios