Experiências em Saúde e Agroecologia

Iniciada em julho de 2020, a frente de sistematização chamada de “Tecendo Redes de Experiências em Saúde e Agroecologia” é uma ação coordenada conjuntamente pela Agenda de Saúde e Agroecologia da Fiocruz ligada à Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS), pelo GT de Saúde da ABA-Agroecologia e por algumas organizações que compõem a Articulação Nacional de Agroecologia (ANA). Envolve ainda a Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (PENSSAN), RedesFito e Observatório Nacional de Saberes e Práticas Tradicionais, Integrativas e Complementares em Saúde.

O principal objetivo é ampliar a visibilidade e fortalecer as experiências e iniciativas em saúde e agroecologia no Brasil e na América Latina, em um processo constante de identificação e reconhecimento das diferentes práticas e saberes articulados nos territórios.

Baixar manual de uso

As experiências em saúde e agroecologia correspondem às diversas estratégias construídas pelos povos, pelas organizações, coletivos, movimentos sociais e grupos de pesquisa, que buscam conjugar práticas e conhecimentos locais com os técnicos e científicos, baseadas em princípios solidários. Essas iniciativas caminham na direção da transformação das condições de saúde e vida das populações, sobretudo daquelas mais vulnerabilizadas.

É com alimento de verdade, com saneamento, com plantas medicinais, com pesquisa, com cuidado e com você que se faz agroecologia e se promove saúde. O que nos propomos é juntar todo mundo em é juntar todo mundo em uma grande rede, para estarmos - ainda mais - conectadas e conectados. A primeira onda de alimentação desse processo segue aberta até o dia 9 de setembro de 2020. Para saber como cadastrar a experiênia da sua organização, acesse o manual de colheita.

¡Cadastre uma experiência!

Fuente: Agroecologia em Rede

Temas: Agroecología, Movimientos campesinos

Comentarios