Newsletter Grupo Carta de Belém - Agosto

Idioma Portugués
País Brasil

Compartilhamos com você este newsletter onde o grupo Grupo Carta de Belém  selecciona as principais notícias socioambientais do país. Ao clicar em cada um deles, você pode acessar a história completa.

Jogo dos 7 erros da ministra da Agricultura, Tereza Cristina

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Tereza Cristina (DEM) concedeu uma entrevista ao jornal Estadão, publicada no dia 05 de julho de 2020, na qual destilou um festival de ideias rasas sobre as relações entre “sustentabilidade” e agronegócio. Em parceria com a Campanha em Defesa do Cerrado, o Grupo Carta de Belém aponta os 7 erros da ministra que afirmou que o agronegócio "não precisa da Amazônia".

Clique  aqui para saber mais.

Recursos anticorrupção e militarização da política socioambiental na Amazônia

O conjunto dos dados orçamentários reunidos neste estudo, oriundos da Petrobras e destinados à Amazônia, traz elementos que nos parecem relevantes para uma melhor compreensão da recente estratégia de militarização da política socioambiental na região e suas múltiplas consequências.

Clique aqui para saber mais.

Quilombo Campo Grande: MST denuncia violência cometida pelo governo Zema

Em meio à pandemia, o governador Romeu Zema colocou a vida e a saúde de milhares de pessoas em risco, demonstrando o seu descaso com o povo. Após 56h de resistência no Acampamento Quilombo Campo Grande, o despejo se concretizou com um ataque violento da polícia às famílias organizadas.

Clique aqui para saber mais.

Despejo das famílias do Cajueiro completa um ano

A raiz é a veia da terra, é o que liga o dentro com o fora, é o que foi, é e será. Nós somos raízes do Território Cajueiro (São Luís/MA), somos Lucilene, Joca, Davi, Carlos e Ezequias, e estamos aqui pra contar, pra quem não viu ou se esqueceu, o que aconteceu dia 12 de agosto de 2019, quando o Choque da Polícia Militar do Maranhão junto com a empresa TUP Porto São Luís chegou para derrubar 22 casas de famílias do território.

Clique aqui para saber mais.

A farsa das doações de empresas no combate à Covid-19

Uma rede de organizações da sociedade civil e de movimentos sociais lança a carta “A farsa das doações no combate à Covid-19 nos setores de plantações de monoculturas de árvores, agronegócio, petróleo e mineração no Brasil”, em que denuncia a falsa solidariedade das empresas.

Clique aqui para saber mais.

Parque Estadual da Serra Dourada (GO) está em chamas

Com mais de 30 focos de incêndios registrados desde o mês de maio de 2020 na Cidade de Goiás, distante 140 quilômetros da capital Goiânia (GO), o fogo chegou nos últimos dias com intensidade no Parque Estadual da Serra Dourada (PESD), que possui uma área aproximada de 30 mil hectares.

Clique aqui para saber mais.

Série de vídeos "Que diacho é isso?"

Há mais de 10 anos, o Grupo Carta de Belém denuncia os mecanismos de financeirização da natureza e as falsas soluções para as crises climáticas e ambiental. São diversos termos complexos, mas que interferem diretamente na preservação da biodiversidade e nos modos de vida. Por isso, estamos lançando uma série de perguntas e respostas que, de forma simples e direta, vai nos ajudar a entender "que diacho é isso"!

Clique aqui para saber mais.

Fuente: Grupo Carta de Belém

Temas: Agronegocio, Tierra, territorio y bienes comunes

Comentarios