O ambientalismo em três escalas de análise

Idioma Portugués
País Brasil

A possibilidade de avançarmos na compreensão do ambientalismo demanda uma disposição para pensarmos a complexidade dos fenômenos sociais e implica uma abertura para a discussão sobre as suas diferentes escalas de atuação.

Cadernos IHU em sua 51ª edição publica O ambientalismo em três escalas de análise sob autoria deFabiano Quadros Rückert.

Por Fabiano Quadros Rückert

No artigo apresentado para o IHU, procurei explorar esta possibilidade de compreensão do ambientalismo, revisando a bibliografia sobre o surgimento da crítica à degradação ambiental e construindo três escalas de análise para o tema: a primeira escala é focada na dimensão científica do ambientalismo, a segunda aborda as interpretações sobre o ambientalismo no Brasil e a terceira destaca o movimento ambientalista no Vale do Rio dos Sinos. Penso que a subdivisão do ambientalismo em três escalas de análise é necessária para a articulação entre questões de âmbito global – como a percepção da crise ambiental – com o desenvolvimento da Política Nacional do Meio Ambiente e a degradação do Rio dos Sinos. Neste sentido, pretendo explorar a polissemia do ambientalismo, identificando pontos de ligação entre as três escalas de análise usadas no artigo.

Temas: Ecología política

Comentarios