EcoInspiração | Por que a culpa não é do morcego?

País Brasil

O EcoInspiração de hoje dá sequência ao debate que tivemos na semana passada, indo mais a fundo sobre as causas dessa pandemia, questionando o modelo global de produção e consumo e trazendo elementos para a construção de alternativas.

Existem três causas paralelas que explicam a origem de todos os vírus infecciosos que se propagaram globalmente nas últimas décadas, como a gripe aviária, a gripe suína e os distintos coronavírus. A principal é criação industrial e extensiva de animais, principalmente frangos, porcos e gado. A segunda é que 75% da terra agrícola de todo o planeta é utilizada para a criação massiva de animais, principalmente para criação de gado e outra grande parte para a produção de soja. A terceira é o crescimento descontrolado das cidades e das indústrias que a alimentam. Daí podemos chegar no morcego, pois todos esses elementos juntos causam o desmatamento e a destruição de habitats como os dos morcegos, por exemplo.

Será realmente que a culpa de toda essa pandemia é do coitado do morcego?

Para responder essa pregunta, Maureen Santos convida Larissa Packer, da ong internacional GRAIN e Beto Palmeira, da coordenação nacional do Movimento dos Pequenos Agricultores.

Fuente: Mídia NINJA

Temas: Ganadería industrial, Salud

Comentarios