Vídeo - Brasil: Sistemas Agroecológicos e acesso a mercados

Idioma Portugués
País Brasil

O vídeo Sistemas Agroecológicos e acesso a mercados mostra como a agroecologia traz uma nova forma de compreender e fazer agricultura a partir do fortalecimento da agricultura familiar, do manejo da caatinga, do uso da biodiversidade para a fertilidade dos ecossistemas e do vínculo com mercados locais.

Além do depoimento de pesquisadores sobre a importância dessa prática nos âmbitos cultural, social, econômico, político e ambiental, agricultoras e agricultores do Semiárido baiano mostram iniciativas concretas de geração de conhecimentos e tecnologias de cultivo e explicam como o modo agroecológico de produzir e consumir tem contribuído para uma melhor convivência com o Semiárido.

Reconhecendo as potencialidades da região, a agroecologia busca contribuir para uma alimentação saudável, livre de agrotóxicos e pressupõe a criação de alternativas mercadológicas pautadas nos princípios da solidariedade e reciprocidade, assim como a revitalização dos mercados de proximidade.

A gravação foi realizada durante a 2ª Rota Estratégica de Aprendizagem do Programa Semear, no Semiárido baiano, que teve como objetivo discutir e aprofundar a compreensão do conceito de agroecologia e a construção social de mercados, valorizando os saberes gerados a partir das experiências de agricultoras e agricultores e seus diálogos com diferentes conhecimentos científicos.

Confira nossas mídias sociais, curtindo, compartilhando, comentando, fazendo sugestões e críticas. Participe, enviando informações e sugerindo pautas para nossa equipe!

Fuente: Programa Semear

Temas: Agroecología, Comercio justo / Economía solidaria

Comentarios