Brasil: Campanha em defesa do Cerrado é lançada em São Paulo

Idioma Portugués
País Brasil

A Campanha Em Defesa do Cerrado, bioma brasileiro que vem sofrendo diversos impactos e já foi 52% destruído, será lançada na próxima sexta-feira, 21.10, às 19h30 na Câmara Municipal de São Paulo.

O lançamento será parte do evento da Agenda Latino-Americana 2017, que tem como tema “Ecologia integral: reconverter tudo”.

A Campanha Nacional em Defesa do Cerrado - que tem como tema ''Cerrado, Berço das Águas: Sem Cerrado, Sem Água, Sem Vida'', busca alertar a sociedade e denunciar a destruição do bioma Cerrado e as violências contra os povos e comunidades que vivem nesse espaço. A Campanha é promovida por 36 organizações, movimentos sociais e entidades religiosas, como a CNBB.

A Agenda Latino-Americana foi idealizada por Dom Pedro Casaldáliga e o teólogo José Maria Vigil e todo ano, desde 1992, busca divulgar as causas da região, principalmente ligadas aos temas indígenas, camponês, negritude, mulher e meio ambiente.

Sobre a devastação do Cerrado:

De acordo com o Livro Vermelho da Flora do Brasil (Martinelli & Moraes 2013), 901 espécies de fauna e flora estão ameaçadas. Na listas vermelhas nacional e internacional, 218 espécies de flora e fauna (incluindo invertebrados) são classificadas como criticamente em perigo. Muitas comunidades dependem da fauna e da flora para geração de renda e sustento de suas famílias: os frutos comestíveis são regularmente consumidos pela população local e vendidos nos centros urbanos. Além disso, há os medicamentos naturais, uma infinidade de plantas são usadas ancestralmente pelas populações do Cerrado. O conhecimento dessas comunidades associado ao uso e à aplicação das plantas medicinais do Cerrado também se constitui em um patrimônio cultural de grande importância.

A estratégia de conservação do Bioma deve necessariamente passar pelo fortalecimento dos povos e comunidades e de seus modos de vida, o que implica o acesso garantido à terra e aos seus recursos. No entanto, essas populações sequer encontram segurança fundiária em seus territórios.

Serviço: Lançamento da Agenda Latino-Americana 2017

Data: 21.10.2016

Hora: 19h30

Local: Câmara Municipal de São Paulo

Endereço: Viaduto Jacareí, 100 - Bela Vista

Informações para a imprensa - Campanha em Defesa do Cerrado

Bianca Pyl | moc.liamg@lypacnaib | (11) 98580-4911

Fonte e imagen: Comissão Pastoral Da Terra (CPT)

Temas: Defensa de los derechos de los pueblos y comunidades, Tierra, territorio y bienes comunes

Comentarios