Brasil: Cerca de 400 mil ha da Mata Atlântica serão recuperados com sistemas agroflorestais

Idioma Portugués
País Brasil

Foi lançado, neste último domingo (11), o Projeto de Recuperação e Implantação de 400 mil hectares de Cacau Cabruca e Sistemas Agroflorestais no sul da Bahia, com o objetivo de proteger o bioma Mata Atlântica e conservar as espécies nativas da região.

O ato de lançamento aconteceu no Assentamento Terra Vista, em Arataca, e contou com a participação de mais de 30 comunidades, além de representações públicas, como prefeitos, secretários municipais, vereadores do Consorcio Intermunicipal da Mata Atlântica (CIMA), deputados estaduais, deputados federais e secretários do Governo Estadual.

A execução do projeto é uma conquista da Teia dos Povos, - que é composta por diversas comunidades tradicionais, organizações sociais e áreas de Reforma Agrária -, e do CIMA. Juntos, desde 2013, estão construindo um programa de recuperação de 200 mil hectares de Cacau Cabruca e fortalecendo a implantação de outros 200 mil de Sistemas Agroflorestais.

A princípio, acredita-se que 92 municípios serão contemplados com a revitalização de uma grande economia de base na Mata Atlântica. Foi pensando nisso, Lanns Almeida, diretor presidente do Instituto Biofábrica de Cacau, ao apresentar o programa do projeto disse que a ação dos 400 mil hectares serão executados nos próximos oito anos, alavancando projetos de educação, inovação tecnológica e agroindustrialização, unificados com o turismo e a valorização da cultura e dos ativos regionais do Territórios inseridos no Sistema Cabruca.

- Com informações da Teia dos Povos.

Fonte: MST - Brasil

Temas: Agricultura campesina y prácticas tradicionales, Biodiversidad agrícola

Comentarios