Brasil: Congresso do MPA discute caminhos da agricultura familiar na produção de alimentos

Idioma Portugués
País Brasil

Cerca de 4 mil camponeses se reúnem esta semana em São Bernado do Campo durante o 1° Congresso Nacional do MPA.

Milhares de camponeses de todo o Brasil chegaram a São Bernardo do Campo, nesta segunda-feira (12), para participar do 1º Congresso do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA). São cerca de 4 mil camponeses e camponesas de 19 estados, além da participação dos operários e delegações internacionais.

Com o lema “Plano Camponês, Aliança Camponesa e Operária por Soberania Alimentar”, o congresso segue até a próxima sexta-feira (16), entre debates, reuniões e trocas de experiências. O encontro também visa fortalecer a aliança entre trabalhadores do campo e da cidade por soberania alimentar e ressalta a importância da agricultura familiar.

Segundo dados do IBGE, a agricultura familiar é responsável por 70% da produção de alimentos consumidos pelos brasileiros e envolve 32 milhões de camponeses, como Francisco Rudak: "Sou pequeno agricultor, mas planto de tudo. Tudo orgânico. Estou com 72 anos e faz 60 anos que trabalho na lavoura."

Para Humberto Santos Palmeira, coordenador geral do 1º Congresso do MPA, é necessário que se faça a transição de um modelo agrícola baseado no que ele chama de "pacote agroquímico", que inclui agrotóxicos e sementes transgênicas, para o modelo agroecológico, que garante a produção de alimentos saudáveis. "O agronegócio não garante a produção de alimentos, garante a produção de commodities. Quem garante a produção de alimentos, no Brasil, são os camponeses, os pequenos agricultores."

A agricultora Débora Varoli destaca a importância da troca de experiências: "Uma vez que é uma mesma política agrícola, são as mesmas necessidades. Então, quando a gente se junta, a gente se enxerga, muitas vezes, no companheiro do Nordeste ou de Rondônia", conta.

O evento conta ainda com uma feira para que os camponeses comercializem os produtos, que vão desde grãos e hortaliças até pão e artesanato, aberta ao público a partir das 19h. O 1º Congresso do MPA está instalado no Pavilhão Vera Cruz, que fica Avenida Lucas Nogueira Garcez, 856, São Bernardo do Campo.

Com informações da RBA.

Fonte e foto: MST - Brasil

Temas: Agricultura campesina y prácticas tradicionales

Comentarios