Brasil: Delegações de todo país chegam a São Paulo para a 3ª Feira nacional da Reforma Agrária

Idioma Portugués
País Brasil

A 3ª Feira Nacional da Reforma Agrária se inicia nesta quinta-feira (3/05) e vai até o domingo (6/05) trazendo a comercialização da produção das áreas de Reforma Agrária organizadas pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

São produtos in natura, agroindustrializados, artesanatos, sementes, mudas e a culinária da terra, uma praça de alimentação que traz os alimentos já transformados nos melhores pratos da culinária típica das roças de Norte a Sul do país. São mais de 350 toneladas de produtos, trazidos por cerca de 900 feirantes. O evento acontece entre às 8 e às 20 horas.

Leite em pó produzido por assentados:

Grande do Sul, famílias assentadas da Reforma Agrária resistem na produção do alimento. Uma das regiões que se destaca é a Sul, onde milhares de camponeses Sem Terra se organizam de forma coletiva ou individual para fazer do leite fonte de renda e ter uma vida digna no campo. Essa dedicação traz frutos positivos às famílias e colabora para que o MST, que hoje é o maior produtor de arroz orgânico da América Latina, também se destaque na produção de leite em pó. Esse alimento será comercializado na 3ª Feira Nacional da Reforma Agrária, que será realizada de 3 a 6 de maio no Parque da Água Branca, em São Paulo.

Em Piratini, município que fica na região Sul gaúcha e a quase 330 quilômetros de Porto Alegre, o MST fundou há 22 anos a Cooperativa de Produção Agropecuária Vista Alegre (Coopava), no Assentamento Conquista da Liberdade. Hoje, são 13 famílias produzindo coletivamente e outras que trabalham de maneira individual. A iniciativa conta com 52 associados, que foram assentados na política de Reforma Agrária e que também vivem no Assentamento Nossa Senhora de Fátima, no interior do município. Uma das principais atividades da Coopava diz respeito à produção de leite. Parte do alimento é vendida em embalagem barriga mole (saquinho) em mercados tradicionais de Piratini, Candiota e Pinheiro Machado — esses dois últimos fazem parte da região da Campanha — e abastece escolas estaduais e municipais, via Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Entretanto, o alimento in natura também é processado em leite em pó e comercializado estado afora pela Cooperativa Terra Livre.

O fruto da árvore sagrada do sertão, o umbu:

"O umbuzeiro tem uma grande importância para nós trabalhadores/as nordestinos/as, pois é uma árvore símbolo de resistência e sabedoria. Ao passar um longo período de estiagem suas folhas caem e tornam-se cinzas, porém ainda viva. Quando a chuva chega mostra sua beleza e sua força, é o exemplo que ela nos dá de luta e resistência,” explica seu José, que reside no Assentamento Canaã, município de Remanso, no norte da Bahia.

A Feira Nacional da Reforma Agrária, que está em sua terceira edição na cidade de São Paulo, tem ajudado a ampliar a circulação dessa produção e assim levar novos saberes e sabores para outras pessoas. O umbu será um dos produtos comercializados no local. Vindo diretamente do norte da Bahia para São Paulo, o umbu representa mais do que um alimento, coloca a relação entre o saber popular, a luta pela terra e uma vida saudável.

Direto do Pará:

Diretamente da agrobiodiversidade da Amazônia para 3ª Feira Nacional da Reforma Agrária, os produtos vindos do Pará, dos camponeses e camponesas do MST estarão em São Paulo em mais uma atividade que reúne centenas de Sem Terra de todas as partes do Brasil.

Os paraenses levarão para Feira os pratos típicos da região como pato no tucupí, tacacá, maniçoba e o peixe frito com açaí. Além das saborosas frutas de cupuaçu, taperebá, graviola, tucumã, uxi, pupunha, bacuri e mais de uma tonelada de polpas de frutas regionais, além da farinha de mandioca, bombons e licores.

Outras informações:

Rafael Soriano - 11 94196 7747

Simone Freire - 11 99252 4807

Mayrá Lima - 61 99684 6534

Fonte: MST - Brasil

Temas: Movimientos campesinos

Comentarios