Brasil: Fetag denuncia morte de 15 trabalhadores rurais

Por Fetag
Idioma Portugués
País Brasil

A morte de 15 trabalhadores rurais em decorrência dos agrotóxicos utilizados no plantio de soja na região dos Cerrados Piauienses, foi denunciada pela Fetag-PI à Delegacia Regional do Trabalho. Segundo a federação, as mortes ocorreram no período de um ano. Outros 50 apresentam sintomas de intoxicação

O maior número de vítimas é do município de Ribeiro Gonçalves.

Segundo o secretário de Política Salarial da FETAG-PI, Anfrísio de Moura Neto, os trabalhadores rurais suspeitam que dois rios localizados no limite dos municípios de Ribeiro Gonçalves e Uruçuí estejam contaminados, pois há algum tempo vem ocorrendo morte de peixes.

Os trabalhadores relatam que as pessoas que morreram apresentaram sintomas semelhantes. “Elas ficam com o corpo inchado, ficam sem ar e em decorrência da falta de respiração falecem”, descreve Moura Neto.

Ele informou ainda que os agrotóxicos são aplicados através de aviões ou máquinas pesadas, de forma que não somente quem está trabalhando diretamente com o veneno é contaminada.

“Temos casos de trabalhadores que não lidam com os agrotóxicos apresentarem os sintomas da intoxicação e isso vem acontecendo porque os patrões não fornecem equipamentos de proteção”, denuncia o secretário da FETAG-PI.

Até a água servida aos trabalhadores pode ter resíduos de veneno. “É preciso uma fiscalização nessas áreas e também a comprovação das intoxicações, por isso denunciamos o caso ao médico do trabalho”, finaliza Anfrísio de Moura Neto. (Fonte: Fetag)

Fuente: Portal Acessepiauí - rb.moc.iuaipesseca@iuaipesseca

Comentarios