Brasil: IDEC e providências em relação à nota técnica da CTNBio

Fiscalização do governo no caso da soja: a CTNBio, embora tenha mantido postura arrogante sobre seu "conhecimento científico", acabou por retratar-se, ainda que de forma genérica

Em atenção ao Boletim Eletrônico nº 275, de 20 de outubro de 2005, devem ser acrescentadas informações sobre a "Nota técnica" emitida pela CTNBio em resposta à carta da Campanha Por um Brasil Livre de Transgênicos.

Abaixo: Respuesta de AS-PTA y TERRA DE DIREITOS a la CTNBIO

Diante da citada "nota técnica" produzida pela CTNBio, repassada pelo gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia, o IDEC notificou extrajudicialmente todos os envolvidos (os três subscritores da nota e o próprio ministro) exigindo sua retratação, bem como respostas à algumas questões sobre seus reais posicionamentos diante das alegações contra as associações subscritoras da carta.

A Comissão encaminhou resposta, através da qual ameniza suas acusações e se desculpa pelas ofensas dirigidas ao IDEC. Admite que faltou fiscalização do governo no caso da soja; alega que não tinha a intenção de ofender o IDEC e seus integrantes, ressaltando, no entanto, que não poderia considerar como artigo ou evidência científica "notícias de jornal" trazidas ao seu conhecimento.

Como todos sabem, o Idec e as instituições que atuam na ação judicial citada na nota da CTNBio, cuja decisão condicionou a produção e comercialização de transgênicos à prévia realização de estudo de impacto ambiental, rotulagem e estudos de segurança alimentar, sempre pautaram seus argumentos em elementos jurídicos e científicos.

A CTNBio, embora tenha mantido postura arrogante sobre seu "conhecimento científico", acabou por retratar-se, ainda que de forma genérica. O IDEC entende, contudo, que a retratação foi insatisfatória e pode adotar novas providências.

Fuente: AS-PTA rb.gro.atpsa@socinegsnartedervil - Informações complementares ao Boletim 275, de 20 de outubro de 2005.

 

Comentarios