Brasil: Indígenas Guarani Mbya ocupam área da Fepagro em Maquiné

Idioma Portugués
País Brasil

"Para a comunidade de aproximadamente 80 pessoas, entre adultos e crianças, trata-se da retomada de um território que foi usurpado. O litoral norte do Rio Grande do Sul é ocupado por grupos guarani desde antes da chegada dos europeus ao Brasil".

Cerca de 30 famílias Guarani Mbya ocuparam, sexta-feira (27) uma área no município de Maquiné, no litoral norte do Rio Grande do Sul, com o objetivo de fundar uma nova aldeia.

A área, que pertence atualmente à Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro), em vias de extinção pelo governo de José Ivo Sartori (PMDB), tem matas, um rio de águas limpas e uma terra propícia para a agricultura. Os Guarani reivindicam a área como terra indígena.

Para a comunidade de aproximadamente 80 pessoas, entre adultos e crianças, trata-se da retomada de um território que foi usurpado. O litoral norte do Rio Grande do Sul é ocupado por grupos guarani desde antes da chegada dos europeus ao Brasil.

Com a violência do processo de colonização e a entrega dessas áreas para colonos, os guarani foram expulsos das terras em que viviam. Somente nas últimas décadas do século XX conseguiram começar a voltar para essa região, vivendo em pequenas áreas com precárias condições de vida.

Diversas entidades estão se mobilizando para apoiar as famílias Guarani. Três frentes estão sendo organizadas, em Porto Alegre, Caxias do Sul e Capão da Canoa, para recolher e levar alimentos, roupas e lonas para o grupo.

- Foto por reprodução.

Fonte: Instituto Humanitas Unisinos

Temas: Pueblos indígenas, Tierra, territorio y bienes comunes

Comentarios