Brasil: Insumos Agroecológicos tem se tornado uma ferramenta de enfrentamento ao Agronegócio

Por MPA
Idioma Portugués
País Brasil

No Paraná, camponesas e camponeses do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), tem se apropriado da produção de Biofertilizantes, da Mineralização e de Microorganismos para fazer o enfrentamento ao Agronegócio.

No ultimo sábado, 21, militantes do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), realizaram a apresentação dos Insumos Agroecológicos em dois Acampamentos no município de Quedas do Iguaçu, conhecidos como Dom Tomás Balduino e Vilmar Bordin, localizados no centro-oeste do Estado.

“A demanda foi apresentada pelos acampamentos, pois o Dom Tomás Balduino tem a pretensão de iniciar um grupo de Certificação Agroecológica e no acampamento Vilmar Bordin, já tem um grupo com mais de 40 famílias que já estão no processo de Certificação Participativa”, relata à militante e Tecnóloga em Agroecologia do MPA, Fernanda Hermes.

Fernanda ainda destaca que “um dos empecilhos quando a família decide pela produção Agroecológica é ter acesso aos insumos para viabilizar a produção, pois em geral as famílias têm pouca mão de obra e não conseguem produzir seus próprios insumos e o que encontram no mercado são apenas os insumos químicos.”. Logo os insumos apresentados vem há suprir esta demanda, e caso tenham a possibilidade, as famílias camponesas podem produzi-los.

Além de uma ferramenta de enfrentamento ao Agronegócio e o avanço do Capital na Agricultura, os Insumos Agroecológicos possibilitam a transição Agroecológica através do acesso dos camponeses há estes produtos de qualidade, bem como, defendem uma técnica que tem sua origem no Campesinato, desenvolvida também, a partir da observação dos camponeses ao longo de sua história.

Fonte e foto: Movimento Pequenos Agricultores (MPA)

Temas: Agricultura campesina y prácticas tradicionales

Comentarios